Reutilizar. Os livros no regresso à escola

Já comprou os manuais dos seus filhos?

Os manuais escolares são caros, mas este ano saem mais baratos graças a projetos portugueses inovadores desenvolvidos por jovens que arriscam pensar mais e melhor. Até hoje juntavam-se cupões e descontos em cartões, procuravam-se as livrarias mais baratas, ou recorria-se a empréstimos de livros de amigos, a compras em sites como o OLX e a bancos de livros que algumas juntas de freguesia disponibilizavam. Porém, o João Parreira e o amigo Manuel Tovar tiveram uma ideia!

Ao saírem da escola secundária perceberam que os livros que tinham na prateleira eram aqueles de que alguém iria precisar e que os livros que alguém já tinha seriam aqueles de que iriam precisar no ensino superior.

“O problema estava muito próximo de nós”, explica João, um dos fundadores da Book in Loop. A ideia foi então criar uma plataforma de compra e venda de livros sem as complicações das já existentes e, mais do que isso, com controlo de qualidade. Já não é necessário procurar livro a livro, basta procurar pelo isbn ou pela lista de livros, disponibilizada pelo site,  correspondente ao ano e escola. Não é preciso desconfiar das condições em que os manuais vão parar às mãos dos mais pequenos porque a Book in Loop tem uma parceria com a Universidade de Aveiro que faz o controlo de qualidade dos manuais. Pode vender os livros que tem em casa e que ainda são utilizados sem ter de os fotografar e colocar um a um online, a plataforma disponibilizou vários pontos de recolha em todo o país e pode entregar os livros que tem em conjunto e sem trabalho. Como é que vai receber por eles? À medida que a plataforma for vendendo os livros que entregou. A acrescentar a todas estas vantagens existe ainda o fator poupança.

“Se iria gastar 200 euros em livros com um filho, com a Book in Loop gasta 40 euros e poupa 160€”, garante João Parreira. Até ao momento “o feedback tem sido muito positivo”, diz o fundador da plataforma que já tem 5600 pessoas registadas.

Comentários

comentários