Donald Trump ganhou. E nós precisamos do Super-Homem

Acordei com a vitória de Donald Trump.

Os republicanos também ganharam o Senado e a Câmara dos Representantes.

A vitória de Donald Trump deixa-me profundamente desalentada e triste. Não sou americana, mas sei que tudo o que se passa nos Estados Unidos se reflete de muitas maneiras no resto do mundo. Trump é uma anedota política que soube comunicar com os eleitores aquilo que eles queriam ouvir. Prometeu-lhes riqueza, segurança e a hegemonia política no grande palco do mundo.

É simples, básico e eficaz. Trump é uma figura dos Simpsons, alarve e grosseiro. Porém, desta vez a América transformou-se num gigantesco desenho animado. Precisamos todos de ajuda. E já que me remeti para o mundo dos desenhos animados, pergunto: Alguém tem o telefone do Super-Homem? Vamos precisar dele…

Em factos:

Trump conseguiu 277 votos no Colégio Eleitoral americano, mais do que os 270 necessários para vencer as eleições e tornar-se o 45º presidente americano.
Apesar de na véspera das eleições Trump aparecer atrás de Hillary na maioria das sondagens, além da Florida (49,1%) e do Ohio (52,1%), acabou por vencer na Carolina do Norte (50,6%), no Iowa (51,8%) e ainda a Pensilvânia (48,9%) e no Wisconsin (48,7%).

As reações:

A primeira reação do novo presidente dos Estados Unidos no Twitter:

Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro israelita:

Hassan Rouhani, presidente do Irão:

 

Vladimir Putin, presidente russo:

Boris Johnson, ministro dos Negócios Estrangeiros britânico:

Mariana Mortágua, do Bloco de esquerda:

 

 

Comentários

comentários