nutella

Itália: Nuttela está a ser retirada dos supermercados devido a ingrediente cancerígeno

Foi feito um alerta da parte da Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar para a presença de um ingrediente que pode ser cancerígeno

Produto já está a ser retirado das prateleiras de alguns supermercados.

O ingrediente em causa é o óleo de palma refinado.

Em Itália, o famoso creme de avelã já está a ser retirada das prateleiras e muitos supermercados estão a deixar de vender o produto como forma de prevenção, segundo o Independent.

O alerta deu-se em maio de 2016, quando a Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar afirmou que o óleo de palma, extraído das árvores, presente na Nutella tem um grande potencial cancerígeno, isto quando refinado a temperaturas altas, como é o caso. O principal risco é para as crianças e considera-se que qualquer quantidade consumida é perigosa.

A empresa produtora da Nutella, a Ferrero, contestou o alerta e consequente pedido para retirar o óleo da receita afirmando que  “fazer Nutella sem óleo de palma poderia produzir um produto inferior, seria um passo atrás”. As palavras foram ditas à Reuters pelo diretor de vendas da Ferrero, Vincenzo Tapella.

Mas há outras marcas a utilizar o óleo de palma. São elas a Cadbury, a Clover e a Ben & Jerry´s.

Após o alerta da Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar, as vendas da Nutella desceram 3% mas uma posterior campanha televisiva fez já crescer as vendas outros 4%.

 

Comentários

comentários