pneumonia

Nos próximos dias, risco de pneumonia aumenta dezenas de vezes

Gripe atinge pico dentro de dias. Com ela, o risco de Pneumonia aumenta dezenas de vezes

Embora não seja sazonal e se registem casos de Pneumonia ao longo dos 365 dias do ano, é na época de incidência da gripe que se dá o maior número de episódios.

Com a chegada do pico da Gripe, a Fundação Portuguesa do Pulmão, alerta para o risco agravado de Pneumonia.

Estamos prestes a assistir ao pico da incidência da gripe e com ele aumentará, também, o número de casos de Pneumonia. Só por si, a Gripe intensifica o risco de Pneumonia.

, explica José Alves, presidente da Fundação Portuguesa do Pulmão.

Os sintomas da gripe podem ser semelhantes aos da Pneumonia, a maioria da população tem dificuldade em distingui-los podendo, por isso, subvalorizar situações potencialmente graves.

Os quadros de Pneumonia e Gripe uma vez confundidos, podem atrasar a procura de ajuda médica. Tosse com expetoração, febre, calafrios, falta de ar, dor no peito quando se inspira fundo, vómitos, perda de apetite e dores no corpo são sintomas possíveis da Pneumonia, que podem surgir como complicação de uma Gripe. A Fundação Portuguesa do Pulmão pede especial atenção a quadros de Gripe que não apresentem melhorias, ou que vão piorando de forma continuada.

O pneumococo é o responsável por, aproximadamente, 1.6 milhões de mortes por ano em todo o mundo, sendo, por isso, uma das principais causas de morte preveníveis através de vacinação. Em Portugal, custa uma média de 80 milhões de euros por ano, o que significa que, por dia, se gastam 218 mil euros apenas com tratamento e internamento.

 

Comentários

comentários