Se sai do seu local de trabalho às 18h e vai para a cama às 00h00, o que faz nessas seis horas?
A ver televisão? Talvez existam coisas mais importantes a fazer, diz Kalyana Sundaram, partner na empresa Growth Hacker, uma empresa de marketing, Índia.
O que faz quando chega a casa é importante, diz o especialista, em artigo publicado no LinkdIn.
“O trabalho que faz é realmente aquele que quer fazer? Imagine que durante o dia trabalho numa loja mas o que gostava mesmo de fazer era ser fotógrafo/a. Ou que trabalha em marketing mas o que queria mesmo era viver como escritor. Não desista. Use o seu tempo “livre” para se cultivar na direcção daquilo que quer mesmo fazer. Leia um livro sobre como suceder em escrever outro. Faça um workshop de fotografia… É o que as pessoas com carreiras de sucesso fazem. Alargam os seus horizontes para a sua área de interesse, mesmo que já tenham um trabalho que pague as contas. Se a sua paixão for a fotografia e disser a si mesmo que já tem um trabalho bom e que não pode sonhar muito alto, estará a castrar a sua felicidade. Mas é claro que precisa de tempo para si que não seja relacionado com trabalho. Terá família com quem passar tempo, amigos, compras para fazer, jantares e almoços para programar. Mas e aquele episódio diário que vê no Netflix? Não pode prescindir dele? Ou o tempo que perde no grupo de WhatsApp onde vai para saber como estão os amigos da faculdade? Talvez arranje tempo para aquilo que realmente importa. Portanto…”
Leia.
“O que quer que seja. Livros é bom sim, mas pode até começar por revistas de uma área específica. Estará a aumentar o seu conhecimento sobre outras áreas, estratégias, estilos de vida… E a leitura pode até tornar-se uma ajuda no seu trabalho. Os seus tópicos de conversa tornar-se-ão mais interessantes e se retirar meia-hora por dia para ler, no final da semana leu um livro.”
Envolva-se em projetos.
“Abrace oportunidades que a sua empresa não tem à disposição. Faça voluntariado. Se no seu trabalho passa muito tempo sozinho ou enfiado numa secretária, a fazer trabalho individual, envolver-se num projeto de voluntariado no qual terá que trabalhar em equipa vai tornar-se uma mais-valia. Aprenderá algo mais. Talvez este tipo de experiências até o façam mais feliz que o seu trabalho, e retire mais valor delas.”
Fortaleça a sua rede de contactos.
“Networking é a palavra do século e é bom que fortaleça os seus contactos. Desta forma poderá ouvir outras pessoas e ouvir diferentes opiniões, obter informações que não lhe são facilmente acessíveis, ajudar a sua empresa a monitorizar futuros colaboradores, estará a aberto/a novas oportunidades que lhe podem chegar através dos seus amigos. Todas as semanas, pode sair do trabalho e ir beber um copo com os seus colegas para os conhecer melhor. Pode até fazê-lo com um grupo novo de amigos e abrir os seus horizontes… As possibilidades são infinitas.”
A mudança começa hoje.
“Vou só acabar esta série e começa a seguir aquelas dicas amanhã”. Não, faça-o hoje! O episódio que iria ver tem o quê? 45 minutos, 1 hora?