Lisboa é finalista do Prémio da Semana Europeia da Mobilidade de 2016

Lisboa é finalista ao Prémio da Semana Europeia da Mobilidade

Lisboa é uma das três finalistas do Prémio da Semana Europeia da Mobilidade de 2016. A Comissão Europeia selecionou a capital portuguesa entre as que tornam os espaços públicos mais acessíveis a peões.

Lisboa é uma das cidades que podem ganhar o prémio da Semana Europeia da Mobilidade de 2016. Na corrida com a capital portuguesa vão estar as cidades Malmo, na Suécia, e Skopje, na República da Macedónia.

Lisboa é candidata ao Prémio da Semana Europeia da Mobilidade por transformar os seus espaços públicos disponíveis a peões. Em causa estão as obras em zonas como Saldanha, Arco do Cego e Cais do Sodré, que têm passado, sobretudo, pelo alargamento dos passeios, a criação de percursos específicos para bicicletas e a redução das vias para circulação automóvel.

Por sua vez, Malmo, outra das cidades selecionadas, distingue-se por apostar em bicicletas como meio de transporte sustentável e Skopje por ter um sistema de partilha de viaturas que ajuda os residentes a poupar dinheiro e a proteger o ambiente, destacou a Comissão Europeia em comunicado.

A cidade vencedora do Prémio da Semana Europeia da Mobilidade será revelada pela comissária europeia responsável pelos Transportes, Violeta Bulc, durante uma cerimónia a realizar em Bruxelas a 20 de março, altura em que também será anunciada a cidade vencedora do 5.º Prémio do Planeamento da Mobilidade Urbana Sustentável.

Entre as 10 cidades selecionadas por um júri independente como candidatas a este prémio estavam ainda as cidades de Bialystok (Polónia), Krusevac (Sérvia), Palma (Espanha), Praga (República Checa), Samos (Grécia), Sofia (Bulgária) e Valência (Espanha).

O prémio tem como objetivo “destacar as autoridades locais que demonstram ter empreendido esforços significativos na promoção da mobilidade urbana sustentável” e teve este ano 63 candidaturas de 23 países.

No ano passado a vencedora do Prémio da Semana Europeia da Mobilidade foi Múrcia, em Espanha, “pelo seu sucesso em termos de multimodalidade e intermodalidade do transporte”, enquanto Malmo venceu a 4.ª edição do Prémio SUMP “pelos seus esforços em termos de multimodalidade e intermodalidade no planeamento da mobilidade urbana sustentável”.

Comentários

comentários