Esta mulher visitou todos os países do mundo em tempo recorde

196 países em 18 meses e 26 dias. Foi quanto tempo levou a americana Cassandra de Pecol a percorrer todos os países do mundo. O desafio por ela criado, o Expedition 196, foi documentado nas redes sociais.

Cassandra De Pecol tem 27 anos e tornou-se na primeira mulher a visitar todos os 196 países do mundo, bem como na pessoa mais rápida de sempre a fazê-lo – menos de metade do tempo realizado pelo atual detentor do título no livro de recordes do Guinness. Cassie, como é chamada pelos amigos, aguarda agora o parecer final da organização para reclamar o pódio de viajante mais veloz do mundo.

A aventura da jovem norte-americana começou a 25 de julho de 2015, na pequena República de Palau, e terminou no Iémen, no passado dia 2 de fevereiro. Portugal foi um dos primeiros países que Cassie riscou da lista, em Setembro de 2015, tendo sido a 12ª nação visitada, entre Qatar e Espanha, ao passear pelas praias do Algarve.

O seu desafio, ao qual chamou Expedition 196, custou cerca de 198 mil dólares (aproximadamente 187 mil euros) e durou 18 meses e 26 dias. Mas se quebrar o recorde mundial era o principal objetivo definido à partida, pelo caminho Cassie foi fomentando simultaneamente a paz mundial e o turismo sustentável enquanto embaixadora do Instituto Internacional para a Paz no Turismo.

De acordo com a CNN, com a ajuda monetária de patrocínios, a jovem viajou por 193 países, mais os estados não soberanos do Kosovo, Tailândia e Palestina, em nome do Instituto. Nas redes sociais, Cassie partilhou fotografias da sua viagem e reflexões sobre os locais que visitou.

Em mais de 50 países, a jovem encontrou-se com governantes e ministros do turismo, apresentando a Declaração de Paz promovida pela organização, em parceria com a associação de profissionais do sector do turismo SKAL International, e falou com mais de 16 mil estudantes sobre turismo sustentável.

Para reduzir a pegada ecológica que foi deixando no planeta – agravada pela corrida contra o tempo, que a fez voar mais de 255 vezes durante a expedição – a norte-americana terá plantando quase 50 árvores ao longo dos países por onde foi passando. Faltam agora “cerca de 500”, que quer plantar no Connecticut, onde vive.

No entanto, apesar de esta aventura ter sido um sucesso, nem todas as experiências foram agradáveis. Na Coreia do Norte, um soldado cumprimentou Cassie com aperto de mão e um “Vamos destruir-vos, América”. No Peru, o táxi em que ela estava foi assaltado e no Bahrein e na Líbia, Cassandra foi detida porque as autoridades suspeitaram que ela seria funcionária da CIA. Por sua vez, em Granada, Espanha, a polícia deteve-a para interrogatório por suspeitar que ela estaria a traficar droga.

Terminada esta viagem pelo mundo, Cassie espera agora realizar um documentário com todo o material reunido e escrever um livro sobre a experiência. Veja na galeria acima algumas das fotografias dos países por onde a jovem norte-americana passou.

Comentários

comentários