Eurodeputado diz que as mulheres são inferiores aos homens

Eurodeputado diz que “mulheres são mais fracas” do que os homens e por isso devem ganhar menos

Janusz Korwin-Mikke, um eurodeputado polaco de extrema-direita, defendeu num debate sobre igualdade salarial no Parlamento E uropeu que as mulheres deviam “ganhar menos” do que os homens, porque são “mais fracas, pequenas e menos inteligentes”.

Num debate sobre a desigualdade salarial entre géneros na Europa, Janusz Korwin-Mike, eurodeputado polaco independente, afirmou que as mulheres devem ganhar menos do que os homens pois são “mais fracas, mais pequenas e menos inteligentes”, envolvendo-se num aceso debate com as eurodeputadas.

“Sabe quantas mulheres há entre os primeiros 100 jogadores de xadrez? Dir-me-á: Nenhuma. Claro, as mulheres devem ganhar menos do que os homens porque são mais frágeis, mais pequenas e menos inteligentes”, afirmou Janusz Korwin-Mikke, num debate sobre as assimetrias salariais em função do sexo.

Em resposta à sua intervenção, a eurodeputada espanhola Iratxe Garcia-Perez afirmou: “Segundo as suas teorias, eu não teria o direito de estar aqui, como deputada. Sei que isso lhe dói e que o preocupa que eu e outras mulheres possamos estar aqui representando os cidadãos em igualdade de circunstâncias. Venho aqui defender as mulheres europeias de homens como você!”

As mulheres na União Europeia ganham em média menos 16% do que os homens e as estimativas indicam que são precisos 70 anos para as mulheres da Europa conseguirem equilibrar o seu vencimento com o dos homens.

Na sequência das declarações proferidas pelo eurodeputado polaco no Parlamento foram vários os colegas que manifestaram o seu desagrado perante o discurso, considerando-o “insultuoso”. Depois de ter assistido a imagens do discurso, o presidente do Parlamento Europeu, Antonio Tajani, abriu um inquérito, no âmbito do qual Janusz Korwin-Mikke se arrisca a penalizações que vão desde uma admoestação até uma multa ou suspensão temporária de funções.

O eurodeputado polaco já foi alvo de suspensão e multa no Parlamento Europeu por duas vezes (em 2012 e 2015), primeiro por comentários contra os negros e depois por ter feito a saudação nazi dentro do plenário.

Mas as suas atitudes polémicas não se ficam por aqui. No ano passado, Korwin-Mikke chamou os refugiados de “lixo humano”, lamentou que as mulheres possam votar e questionou se Hitler sabia dos planos para exterminar judeus.

Comentários

comentários