Família construiu casa só com ajuda de vídeos tutoriais do YouTube

Família construiu casa só com ajuda de vídeos do YouTube

Cara Brookins saiu de casa para fugir dos abusos praticados pelo marido. Como precisava de uma casa e não tinha dinheiro fê-la ela própria, com a ajuda dos filhos, recorrendo a vídeos tutoriais no Youtube.

A história de Cara Brookins é uma história de superação. Tudo começou, em 2007, quando a norte-americana e os seus quatro filhos, então com 17, 15, 11 e dois anos, saíram de casa para fugir de uma situação de violência doméstica que colocava suas vidas em risco.

Determinada em seguir em frente, a analista informática, na altura com 36 anos, mudou-se com os filhos para um pequeno apartamento, mas não era esse o lar com que sonhara.

Sem dinheiro suficiente para comprar uma casa, Cara decidiu meter as mãos à obra e começar a construir uma com as próprias mãos, contando apenas com o seu próprio trabalho e o dos seus filhos mais velhos. Os materiais de construção, as ferramentas e o terreno foram comprados com um empréstimo e com dinheiro da venda de uma propriedade da família.

Cara desenhou um projeto e conseguiu que fosse aprovado. Depois meteu mãos à obra, cuidando dos mínimos detalhes. Como a família não tinha conhecimentos de construção, recorreram a vídeos tutoriais do YouTube para aprender tudo o que precisavam de saber para colocar “de pé” o lar com que sonhavam, nomeadamente fazer cimento, colocar janelas, instalar tubagens e a rede elétrica, entre outros.

A casa demorou 9 meses a ser construída e, antes de ficar pronta, teve de passar por uma inspeção rigorosa. Os técnicos ficaram surpreendidos com qualidade dos acabamentos da habitação e hoje a família vive numa casa com 325 m², 5 quartos, 2 andares, biblioteca e garagem para 3 carros.

“Enquanto os dedos dos pés quase gelavam, íamos misturando o cimento num carrinho de mão, os nossos músculos das costas doíam por carregarmos madeira e suávamos e tínhamos comichões por causa do isolamento de fibra de vidro – também reconstruímos a nossa família que estava despedaçada”, conta Cara no seu site.

A história desta família acabou por dar origem ao livro “Rise, How a House Built a Family” (Ascensão, como uma casa construiu um família), lançado em Janeiro, com o qual a norte-americana espera inspirar outras pessoas a mudarem de vida depois de passarem por más experiências, tal como ela.

Comentários

comentários