Cara Brookins saiu de casa para fugir dos abusos praticados pelo marido. Como precisava de uma casa e não tinha dinheiro fê-la ela própria, com a ajuda dos filhos, recorrendo a vídeos tutoriais no Youtube.
A história de Cara Brookins é uma história de superação. Tudo começou, em 2007, quando a norte-americana e os seus quatro filhos, então com 17, 15, 11 e dois anos, saíram de casa para fugir de uma situação de violência doméstica que colocava suas vidas em risco.
Determinada em seguir em frente, a analista informática, na altura com 36 anos, mudou-se com os filhos para um pequeno apartamento, mas não era esse o lar com que sonhara.
Sem dinheiro suficiente para comprar uma casa, Cara decidiu meter as mãos à obra e começar a construir uma com as próprias mãos, contando apenas com o seu próprio trabalho e o dos seus filhos mais velhos. Os materiais de construção, as ferramentas e o terreno foram comprados com um empréstimo e com dinheiro da venda de uma propriedade da família.
Cara desenhou um projeto e conseguiu que fosse aprovado. Depois meteu mãos à obra, cuidando dos mínimos detalhes. Como a família não tinha conhecimentos de construção, recorreram a vídeos tutoriais do YouTube para aprender tudo o que precisavam de saber para colocar “de pé” o lar com que sonhavam, nomeadamente fazer cimento, colocar janelas, instalar tubagens e a rede elétrica, entre outros.
A casa demorou 9 meses a ser construída e, antes de ficar pronta, teve de passar por uma inspeção rigorosa. Os técnicos ficaram surpreendidos com qualidade dos acabamentos da habitação e hoje a família vive numa casa com 325 m², 5 quartos, 2 andares, biblioteca e garagem para 3 carros.
“Enquanto os dedos dos pés quase gelavam, íamos misturando o cimento num carrinho de mão, os nossos músculos das costas doíam por carregarmos madeira e suávamos e tínhamos comichões por causa do isolamento de fibra de vidro – também reconstruímos a nossa família que estava despedaçada”, conta Cara no seu site.
A história desta família acabou por dar origem ao livro “Rise, How a House Built a Family” (Ascensão, como uma casa construiu um família), lançado em Janeiro, com o qual a norte-americana espera inspirar outras pessoas a mudarem de vida depois de passarem por más experiências, tal como ela.