O nosso quadro de especialistas tem bons conselhos para as suas questões de saúde, alimentação, jurídicas, finanças pessoais, maquilhagem, psicologia, antienvelhecimento, entre outras áreas, que contribuem, no dia a dia, para o seu bem-estar.
Envie-nos as suas perguntas para redacao@julia.pt.
As minhas reuniões profissionais são sempre um caos. Assuntos que demoram cinco minutos dão lugar a horas de discussão e, por vezes, saímos sem conclusão. Podem partilhar algumas dicas para ‘reuniões mais eficientes’?
- Utilizar uma ordem de trabalhos. Embora possa transmitir uma ideia de rigidez, esta não é totalmente verdadeira. Demonstra organização e diz aos outros os pontos exatos que serão tratados.
- Evitar divagações. É para isso que serve a ordem de trabalhos. Não para travar as ideias ou a naturalidade, mas para que esta seja efetiva.
- Saber escolher o ponto de agenda. Os pontos não devem estar dispostos de forma espontânea. Deve iniciar-se por aquele que pode originar mais confusão.
- Expor as ideias de forma clara e com ordem. Um esquema, mesmo que num papel, revela-se mais útil do que um texto.
- Os lugares que se ocupam na mesa de reuniões podem determinar a importância. Pode existir uma pré-marcação dos lugares, e aí pouco há a fazer. De outro modo, pode escolher-se aquele que considerar mais adequado em função de quem está presente.
- A participação ajuda à interação entre os participantes. Por vezes, estes não se conhecem e é necessário ter em conta as apresentações
- A opinião interessa. Há que ter consciência de que nem todos têm o mesmo nível de interesse em relação a todos os pontos da agenda.
- Ficar calado ou intervir por qualquer coisa. É preferível fazer um comentário pertinente a uma observação qualquer só porque fica bem ou se quer dar nas vistas.
Maria Duarte Bello
Especialista em Executive, Team e Life Coaching
Autora do livro A tua marca pessoal