Mudança de visual transforma vida de sem-abrigo

Há 25 anos a viver na rua, o espanhol José António recebeu uma mudança de visual de um salão de cabeleireiro que lhe mudou a vida.

José António, mais conhecido por Josete, tem 55 anos e há 25 anos que uma depressão o atirou para as ruas de Palma de Maiorca, em Espanha. Já foi eletricista, mas agora o seu único meio de subsistência vem das moedas que recebe a arrumar carros.

Para assinalar o terceiro aniversário, a barbearia La Salvajería decidiu mudar a vida deste homem ao oferecer-lhe uma mudança de visual impressionante.

Josete entrou no salão de barba grande e suja e de cabelos compridos e grisalhos. Mas ninguém imaginava qual seria o resultado final, nem o próprio que, quando se viu pela primeira vez após a transformação, emocionou-se. Os cabelos longos e a barca branca desapareceram e ele não consegue acreditar no que vê.

“Não me reconheço. Eu sou este? Ninguém me vai reconhecer”, diz, não conseguido conter as lágrimas. E tinha razão! Com novas roupas, José António passou despercebido ao lado de alguns locais que o conheciam há anos.

Depois disso é o que se pode ver no vídeo. As câmaras seguiram-no, enquanto ele colocava os óculos de sol e saia para a rua, percorrendo a vizinhança, vestido de forma imaculada com uma camisa branca e umas calças vermelhas.

Durante o pequeno filme, a que foi dado o nome de “O espírito da Praça”, Josete vai contando como acabou na rua: “É um processo longo. Começa com uma depressão. O estado de espírito não é o certo e vais para à rua. Eu comecei a arrumar carros e sustento-me com isso. Junto o dinheiro para arranjar uma casa”.

O vídeo, realizado pela produtora Filmgood, foi filmado há um ano e meio, mas só agora foi publicado na página de facebook do salão La Salvajería, gerando uma onda de emoção nas redes sociais e tornando-se viral.

Depois desta mudança radical, José António, que voltou entretanto aos cabelos brancos, mas permanece com um aspeto saudável, conseguiu sair da rua, foi operado às cataratas e começou a ser ajudado financeiramente por um anónimo, mas ainda lhe falta encontrar aquilo que tanto procura: um trabalho.

Comentários

comentários