10 Factos sobre a vinda do Papa Francisco a Fátima

Os dias 12 e 13 de maio estão próximos. E a página oficial da visita do Papa Francisco a Portugal vai sendo atualizada com acontecimentos que atraem as atenções do mundo inteiro. 

  1. Oração do Papa Francisco em Fátima foi comunicada hoje pelo Vaticano. “Seremos, na alegria do Evangelho, a Igreja vestida de branco, da alvura branqueada no sangue do Cordeiro derramado ainda em todas as guerras que destroem o mundo em que vivemos”, vai recitar o Papa,na Capelinha das Aparições, a 12 de maio, na sua primeira intervenção pública em Fátima, pelas 18h15, conforme divulgou hoje o Vaticano.
  2. A família da criança brasileira curada por intercessão dos pastorinhos Francisco e Jacinta Marto vai participar (…) na Missa presidida pelo Papa a 13 de maio“, segundo foi divulgado na página oficial da visita do Papa Francisco a Portugal. Recorde-se que a criança brasileira é “hoje jovem adolescente” e a sua identidade “é mantida sob reserva”.
  3. O Estádio Municipal de Fátima passará a chamar-se Estádio Papa Francisco: O Padre António Pereira, dirigente do Centro Desportivo de Fátima, declarou que irá ser inaugurada a lápide que atribui o nome do Papa ao estádio.
  4. A tolerância de ponto para trabalhadores da função pública no dia 12 de maio publicada em Diário da República: A decisão é justificada com uma “tradição já existente”, devido à tolerância de ponto durante as visitas dos Papas João Paulo II e Bento XVI. Esta publicação vem em resposta à polémica por parte de deputados socialistas e das várias autarquias que responderam à não adesão à tolerância de ponto.
  5. A cidade de Fátima estará fechada à circulação automóvel nos dias 12 e 13 de maio: das 09:00 de dia 12 até às 18:00 de dia 13 estará apenas autorizada a circulação de veículos de emergência e credenciados, de acordo com o comunicado da junta de freguesia.
  6. O Papa irá ser escoltado por um BMW i8 híbrido da GNR: o veículo foi cedido pela BMW. Centenas de militares e dezenas de viaturas da GNR começaram esta sexta-feira a concentrar-se em Fátima para a operação de segurança.
  7. Cerca de 1.500 jornalistas de 25 países vêm assistir à peregrinação do Papa a Fátima:  Estarão cá jornalistas da Argentina, Nova Zelândia, Turquia, Rússia, Guatemala, Costa Rica, Costa do Marfim, Angola, Venezuela, Paquistão, Austrália, Filipinas, Japão, entre outros.
  8. Esta visita do Papa poderá ser bem acompanhada por aqueles com incapacidades visuais e intelectuais: o Santuário de Fátima afirmou em comunicado que haverá ” um folheto multiformato impresso destinado a peregrinos cegos, com incapacidade intelectual e com baixa literacia”. Foi desenvolvido pelo Centro de Recursos para a Inclusão Digital (CRID) da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria.
  9. Barras de cimento estão a ser instalados para evitar atentados terroristas como os de Londres, Nice e Estocolmo: Segundo o presidente da junta de freguesia de Fátima, Humberto Silva, o Santuário de Fátima vai montar blocos de cimento nas ruas para evitar atentados com recurso a automóveis, autocarros ou camiões.
  10. Joana Vasconcelos inaugurou a sua peça “Suspenção”, que causa polémica e… gargalhadas: O terço gigante, que irá ser iluminado durante a vinda do Papa, recebeu elogios do reitor do Santuário de Fátima, o padre Carlos Cabecinhas. No entanto, rapidamente apareceu a polémica de “plágio” a uma tradição no Brasil da autoria de Osmar Salles: um terço pendurado todos os anos entre duas palmeiras no Campinho do Convento da Penha, em Vila Velha, estado do Espírito Santo. A Internet também se encheu de graçolas sobre a estética da obra.

 

Comentários

comentários