Os dias 12 e 13 de maio estão próximos. E a página oficial da visita do Papa Francisco a Portugal vai sendo atualizada com acontecimentos que atraem as atenções do mundo inteiro.
- Oração do Papa Francisco em Fátima foi comunicada hoje pelo Vaticano. “Seremos, na alegria do Evangelho, a Igreja vestida de branco, da alvura branqueada no sangue do Cordeiro derramado ainda em todas as guerras que destroem o mundo em que vivemos”, vai recitar o Papa,na Capelinha das Aparições, a 12 de maio, na sua primeira intervenção pública em Fátima, pelas 18h15, conforme divulgou hoje o Vaticano.
- A família da criança brasileira curada por intercessão dos pastorinhos Francisco e Jacinta Marto vai participar (…) na Missa presidida pelo Papa a 13 de maio“, segundo foi divulgado na página oficial da visita do Papa Francisco a Portugal. Recorde-se que a criança brasileira é “hoje jovem adolescente” e a sua identidade “é mantida sob reserva”.
- O Estádio Municipal de Fátima passará a chamar-se Estádio Papa Francisco: O Padre António Pereira, dirigente do Centro Desportivo de Fátima, declarou que irá ser inaugurada a lápide que atribui o nome do Papa ao estádio.
- A tolerância de ponto para trabalhadores da função pública no dia 12 de maio publicada em Diário da República: A decisão é justificada com uma “tradição já existente”, devido à tolerância de ponto durante as visitas dos Papas João Paulo II e Bento XVI. Esta publicação vem em resposta à polémica por parte de deputados socialistas e das várias autarquias que responderam à não adesão à tolerância de ponto.
- A cidade de Fátima estará fechada à circulação automóvel nos dias 12 e 13 de maio: das 09:00 de dia 12 até às 18:00 de dia 13 estará apenas autorizada a circulação de veículos de emergência e credenciados, de acordo com o comunicado da junta de freguesia.
- O Papa irá ser escoltado por um BMW i8 híbrido da GNR: o veículo foi cedido pela BMW. Centenas de militares e dezenas de viaturas da GNR começaram esta sexta-feira a concentrar-se em Fátima para a operação de segurança.
- Cerca de 1.500 jornalistas de 25 países vêm assistir à peregrinação do Papa a Fátima: Estarão cá jornalistas da Argentina, Nova Zelândia, Turquia, Rússia, Guatemala, Costa Rica, Costa do Marfim, Angola, Venezuela, Paquistão, Austrália, Filipinas, Japão, entre outros.
- Esta visita do Papa poderá ser bem acompanhada por aqueles com incapacidades visuais e intelectuais: o Santuário de Fátima afirmou em comunicado que haverá ” um folheto multiformato impresso destinado a peregrinos cegos, com incapacidade intelectual e com baixa literacia”. Foi desenvolvido pelo Centro de Recursos para a Inclusão Digital (CRID) da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria.
- Barras de cimento estão a ser instalados para evitar atentados terroristas como os de Londres, Nice e Estocolmo: Segundo o presidente da junta de freguesia de Fátima, Humberto Silva, o Santuário de Fátima vai montar blocos de cimento nas ruas para evitar atentados com recurso a automóveis, autocarros ou camiões.
- Joana Vasconcelos inaugurou a sua peça “Suspenção”, que causa polémica e… gargalhadas: O terço gigante, que irá ser iluminado durante a vinda do Papa, recebeu elogios do reitor do Santuário de Fátima, o padre Carlos Cabecinhas. No entanto, rapidamente apareceu a polémica de “plágio” a uma tradição no Brasil da autoria de Osmar Salles: um terço pendurado todos os anos entre duas palmeiras no Campinho do Convento da Penha, em Vila Velha, estado do Espírito Santo. A Internet também se encheu de graçolas sobre a estética da obra.