Respostas procuram-se. Fogo em Pedrógão Grande.

10 Perguntas desconcertantes sobre o que está a acontecer.

  1. “O incêndio teve origem em mão criminosa”? 
    Se o presidente da Liga dos Bombeiros tiver razão, ou seja, se se confirmar que o fogo estava ativo há cerca de duas horas quando ocorreu a trovoada… é preciso apurar responsabilidades. Não se trata da caça à culpa, mas de garantir que quem mentiu fique para sempre afastado do poder e do povo.
  2.  Por que é que as empresas de celulose (especializadas na produção de pastas de eucalipto para a produção de papel) nunca têm fogo nas suas propriedades? 
  3.  Se a Força Aérea portuguesa tem aviões (que levam água), porque temos necessidade de contratar aviões particulares para apagar fogos (a cerca de 35 mil euros hora)?
  4. O Canadair que afinal não caiu: de que resultou esta notícia? Confirma-se que terá sido a Proteção Civil a confundir explosão de uma botija com queda de avião? 
  5. O Jornal El Mundo acusa o governo português de “desastrosa gestão da tragédia”. É verdade?
  6. Por que é que a GNR não cortou a ‘estrada da morte’ (Nacional 236)? Surpresa, falta de meios humanos, falta de coordenação?
  7. “Apoios à floresta vão para regiões com pouco risco de incêndio”? (último relatório do Programa de Desenvolvimento Rural (PRODER), entre 2007 e 2015, com o mapa de perigo de fogo do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF)). Porquê?
  8. Quantos engenheiros florestais estão no desemprego? Segundo João Miranda, da sua turma de 20 licenciados em engenharia florestal, ano 1995, apenas 4 conseguiram trabalho na área.
  9. As explicações do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que referiu condições excecionais, em Pedrógão Grande, para a propagação das chamas, querem dizer que era impossível prever? E se sim, o que significa esta incapacidade técnica a nível futuro?

  10. Depois desta tragédia, o que é que vai mudar? Que novas medidas práticas no terreno? Casa roubada, trancas à porta?

Comentários

comentários