Clotilde Ferreira, professora de yoga, 93 anos

Ainda é professora de yoga. Ainda dá aulas todos os dias. Ainda mantém o hábito de se levantar às 6h30 da manhã. E ainda faz posturas invertidas e difíceis como a paschimottanasana. Só há um ‘pormenor’ que mudou: a idade. A Professora Clô tem 93 anos. E conta que luxo é… dar e fazer aulas de yoga.

Clotilde Ferreira vai à frente das projeções do Instituto Nacional de Estatística para 2080, que preveem que as mulheres portuguesas vivam mais tempo, até aos 92 anos (atualmente este número é de 83 anos para as mulheres). A história da Professora Clô não se concentra, contudo, na idade. Os seus 93 anos são apenas um ponto de partida para falar daquilo que faz com eles: yoga. A modalidade que pratica há quase 80 anos parece ter-lhe esticado a boa disposição, que Clô diz fazer parte da receita da longevidade saudável: ”Estar feliz no mundo é muito importante! Estarmos felizes por estar vivos também.”

Clotilde Ferreira descobriu o yoga aos 14 anos, numa altura em que poucos dominavam o assunto, e, através da modalidade, estudou e viajou por Bélgica, França e Estados Unidos. Tornou-se mestre em yoga e, no Ginásio Clube Português, continua a dar as suas aulas, todos os dias (exceto ao domingo).

Cada aula tem a duração de uma hora e 10 minutos e conta com mais de 10 pessoas. Atualmente, uma aula por dia chega, mas até há bem pouco tempo a agenda de Clotilde estava mais composta, com quatro sessões diárias. “Para mim, um luxo é dar uma aula de yoga e fazer uma aula de yoga. Se não fizer yoga, sinto falta. Faz parte da minha vida. Ajudou-me muito depois da operação.”

Depois de ter sido submetida a uma operação, “já consigo fazer todas as posições, com cuidado. Principalmente as posturas invertidas”, refere a professora.

Esta é precisamente uma das perguntas mais comuns entre quem não a conhece ou de quem vem pela primeira vez à aula: “Primeiro as pessoas não acreditam que ainda dou aulas de yoga aos 93 anos. E depois têm curiosidade para verem se eu consigo verdadeiramente fazer as posturas.”

Difícil é sair da sala sem ficar surpreendido: “Paschimottanasana (que é postura à frente) é a mais complexa que consigo executar.”

Luxo é isto. “É uma felicidade ainda poder fazer yoga na minha idade.”
Um dia-tipo: das 6h30 às 22h00

Acorda às 6h00 da manhã, faz meia hora de exercício respiratório, seguido de meia hora de meditação, antes de tomar um duche. Às 11h00, chega ao Ginásio Clube Português para dar uma aula de yoga.
Janta em casa, fazendo uma “boa alimentação, equilibrada, sem carnes vermelhas”, e termina o dia com uma meditação de meia hora. Deita-se pelas 21h30/22h00.

Obrigada ao Ginásio Clube Português.

Aulas de yoga em http://gcp.pt/

Clotilde Ferreira, professora de yoga, 93 anos fb

Comentários

comentários