Staycation: O que é?

Staycation: O que é e quais são as vantagens?

Sabe o que é uma Staycation?

Uma mistura de Stay (Ficar) e Vacation (Férias), é considerado muito mais económico e igualmente recompensador.  Veja aqui qual é uma das tendências para as férias do Verão, as suas vantagens e desvantagens.

Foi numa conversa agora entre amigos. “Eu não vou para lado nenhum. Vou fazer uma Staycation”. Eu corrigi o mais educadamente possível, a pensar que teria sido uma gralha. Mas não. “Não, é mesmo uma Staycation. Ou seja, fico por cá em vez de viajar, mas estou de férias.”

Investiguei. Uma “staycation” vem da junção das palavras inglesas “stay” (ficar) e “vacation” (férias). É também conhecido como “holistay” (um portmanteau de “holiday” (feriado) e “stay” (ficar). É, portanto, um período em que um indivíduo ou família fica em casa de férias. Pode participar em atividades de lazer a uma curta distância, dorme na sua própria casa à noite. Aproveitam para fazer turismo dentro da sua localidade. Visitam locais turísticos, vão nadar na praia ou piscina mais próxima ou participar de atividades culturais ou que não tiveram ainda oportunidade de fazer enquanto trabalhavam. Passeios a cavalo, paintball, caminhadas ou visitas a museus são apenas algumas opções.

Muitas pessoas aproveitam as “staycations” para explorar os restaurantes que não conseguem durante o dia-a-dia.

As “staycations” alcançaram grande popularidade nos EUA durante a crise financeira de 2007-2010 e no Reino Unido em 2009. Quando a libra desceu, fez com que viagens para o exterior nas férias se tornassem significativamente mais caras. Mas ficaram, e as camadas jovens portuguesas parecem ser grandes adeptas desta opção.

Vantagens

  • As estadias são muito menos dispendiosas do que as férias que envolvem viajar. Não há custos de alojamento e as despesas de deslocação são mínimas. Os custos podem incluir o transporte público para pontos de interesse, restaurantes e atrações locais, mas não se equiparam à deslocação para outra cidade ou país.
  • As “staycations” não têm o stress associado à viagem, ao fazer as malas, às viagens longas ou aos tempos de espera no aeroporto.
  • De fato, algumas pessoas chegam a deixar sua casa apenas para fazer apenas alguns recados. Quem tiver piscina no jardim tem uma grande vantagem, pois pode passar mais tempo na água sem sair de casa. De certa forma, as pessoas podem divertir-se tanto quanto aquelas que foram a algum lado.
  • As “staycations” podem também trazer um benefício para algumas empresas locais, pois não perdem tanto negócio na altura das férias se não estiverem num sítio propriamente turístico.
  • As “staycations” são mais fáceis de marcar, pois não implicam a estadia longa que muitas viagens necessitam, e pode ser intercalada com dias de trabalho.

Desvantagens

  • Como quem está numa “staycation” está perto do seu local de trabalho, pode sentir-se tentado a trabalhar pelo menos alguma parte do tempo. Do mesmo modo, os seus chefes podem sentir que os seus trabalhadores estão disponíveis para trabalhar.
  • Quem tem acesso ao seu email pessoal ou de trabalho em casa pode dar azo a certas pessoas considerarem-nas contactáveis.
  • No entanto, estes riscos podem ser equilibrados por regras que fazem com que a experiência da “staycation” seja uma verdadeira escapadela. Regras como “proibído ver o e-mail” ou “não assistir televisão”.
  • Os “Staycationers” podem também gastar mais dinheiro do que aquilo que planeavam, pois comerciantes e outras empresas oferecem nesta época saldos e promoções para incentivar ao consumo. Até hotéis e agências de viagens fazem promoções de “última hora” com a esperança de atrair quem não estava a planear sair da sua localidade.
  • Se uma pessoa numa “staycation” se sentir tentado a fazer as tarefas domésticas, recados ou projetos, podem ficar demasiado absorvidos e não descansar.

Comentários

comentários