Dormir: 10 dicas para arrefecer em noites quentes

Dormir: 10 dicas para noites muito quentes (sem ar condicionado)

É um problema que pode persistir mesmo em casas com ar condicionado. O dispêndio energético destas máquinas que arrefecem as casas pode ser considerável se usados frequentemente.

Veja aqui 10 dicas para dormir mais descansado em noites em que o mercúrio sobe pelo termómetro acima.

1. Escolha algodão.

Guarde os tecidos mais atrevidos como o cetim, a seda ou o poliéster para noites mais frescas. As roupas de cama de cor clara feitas de algodão leve (egípcio ou não) são respiráveis e excelentes para promover ventilação e fluxo de ar no quarto.

2. Gele os lençóis.

Coloque os seus lençóis no frigorífico ou no congelador por alguns minutos antes de ir para a cama. Recomendamos colocá-los num saco de plástico primeiro (a não ser que pizza congelada seja o seu aroma favorito). Diga-se, isto não irá mantê-lo fresco a noite toda, mas proporcionará uma breve pausa do calor e da humidade.

3. Seja versátil.

Aqui está uma dica para as quatro estações: Compre uma botija de água quente. No inverno, encha-a com água quente para aquecer os pés. Durante o verão, coloque-a no congelador para criar um pacote de gelo para a cama.

4. Seja criativo.

Pensa que as ventoinhas servem apenas para mover o ar quente? Aponte as ventoinhas portáteis para a janela para empurrar o ar quente para fora. Ajuste também as configurações da ventoinha de teto para que as lâminas funcionem no sentido contrário ao dos relógios, puxando o ar quente para cima e para fora em vez de o fazer girar pela sala.

 

5. Durma como um egípcio.

O chamado “método egípcio” involve embeber um lençol ou toalha em água fria e usá-la como um cobertor. Recomendamos colocar os lençóis húmidos por cima de uma toalha seca para evitar molhar o colchão.

6. Solte-se.

Menos roupa é definitivamente melhor quando se trata de pijamas de verão. Escolha uma camisa de algodão larga e macia e calções ou cuecas. Ficar completamente nu durante uma onda de calor é (sem surpresa) controverso. Algumas pessoas acreditam que isso ajuda a mantê-lo com uma temperatura razoável, enquanto que outros afirmam que o suor permanece no corpo em vez de ser absorvido pelo tecido. Vamos dar esta dica apenas como sugestão sujeita à sua preferência.

7. Saiba onde se refrescar.

Para um alívio imediato, aplique pacotes de gelo ou compressas frias nos pontos de pulsação sanguínea: nos pulsos, pescoço, cotovelos, virilha, tornozelos e atrás dos joelhos.

8. Ateste.

Hidrate-se e tome um copo de água antes de dormir. Andar às voltas e suar à noite pode resultar em desidratação. Um copo de 25 mililitros chega, a não ser que queira ir à casa de banho às 3 da manhã.

9. Ponha aqui o seu pezinho…

Tomar um banho fresco ou morno reduz a temperatura corpo e enxagua o suor para que você possa dormir fresco e limpo. Não tem tempo para tomar um duche? Então ponha os seus pés em água fria.

10. O truque da toalha pendurada.

Arrefeça toda uma sala ao pendurar um lençol ou toalha molhada em frente a uma janela aberta. A brisa rapidamente diminuirá a temperatura da sala.

Comentários

comentários