mitos de beleza, por Ju Lopes

5 mitos de beleza, por Ju Lopes

Ju Lopes, blogger brasileira do Juro Valendo, considerado o blogue de beleza e cabelos mais procurado no Brasil, com 3,3 milhões de seguidores, é a autora desta rubrica de Júlia – De Bem com a Vida.

No mundo da beleza, nem tudo é o que parece: o truque infalível da avó pode ser uma verdadeira desilusão, o conselho da mãe pode não funcionar como estava previsto, a dica da amiga pode dar errado e muito daquilo em que acreditou a vida toda pode não passar de mitos.

O problema é que várias dessas crenças foram repetidas tantas vezes que, mesmo não fazendo muito sentido, acabamos não só por acreditar nelas como por repeti-las, confiantes de que estão certas.

Por outro lado, são muitas as dicas que, comprovadamente, funcionam e, num primeiro momento, parecem absurdas… Ficou confusa? Calma, hoje vamos desvendar cinco desses mitos de beleza!

1. O melhor hidratante facial não está numa prateleira, está no seu frigorífico!

Parece estranho, mas é a pura verdade! Há tempos, perguntei à minha dermatologista, a Dr.ª Clessya Rocha Miranda, qual o melhor creme hidratante para o rosto e ela respondeu que “o que faz a pele ficar hidratada é a água que bebemos e 97% da hidratação da pele é conseguida com água. Mas o que faz a água ficar dentro da derme e não se evaporar é a ‘gordura’ do creme facial que fica em cima da pele”.

Ou seja, os cremes são importantes, sim, pois garantem que a água permaneça na derme e que esta fique hidratada. No entanto, o que hidrata mesmo a pele é a água, e de nada adianta investir num ótimo creme facial se não beber água suficiente!

2. Pele oleosa não precisa de hidratante!

Já ouviu por aí que pessoas com pele oleosa não precisam de usar hidratante facial? Isso é um mito e pode ser bastante prejudicial. A pele oleosa fica, muitas vezes, desidratada por falta de cuidados, que envolvem geralmente a ingestão de bastante água e a aplicação de um creme facial adequado para manter a hidratação.

É essencial entender que pele oleosa não é sinónimo de pele hidratada, pois o nível de hidratação é medido pela quantidade de água no interior das células, não pela quantidade de oleosidade.

3. Vinagre não é só para colocar na salada!

O vinagre, tão usado no tempero de saladas, tem muitas outras utilidades e é uma excelente aposta para os cabelos. Sabia?

O pH do vinagre é ácido, variando entre 2,5 e 4,5, o que é ótimo para acidificar os fios, devolvendo-lhes o nível ideal de acidez, e fechar temporariamente as cutículas, sobretudo após alisamentos, colorações, banhos de piscina e uso de produtos capilares que tenham um pH mais elevado, como os champôs de limpeza profunda.

A acidificação com o vinagre deixa os cabelos mais brilhantes, reduz a porosidade e melhora a retenção das substâncias dos tratamentos capilares dentro dos fios do cabelo.

Existem várias formas de aplicá-lo, porém, a mistura de 30 ml de vinagre com 200 ml de água, uma vez por semana, como última lavagem, apresenta ótimos resultados!

O cheiro não é dos melhores, mas desaparece depressa, com a vantagem de que pode finalizar o seu penteado como desejar!

4. O lugar do soro fisiológico não é na prateleira dos remédios!

O soro fisiológico já faz parte da farmácia caseira, mas pode também pertencer aos seus ‘queridinhos’ de beleza!

A pele absorve o soro mais facilmente do que a água, o que proporciona uma limpeza mais profunda e reduz a dilatação dos poros, além de garantir mais frescura, um toque aveludado e um aspeto mais descansado.

Quando borrifado gelado no rosto antes da maquilhagem, o soro ajuda a prolongar a sua duração, a contrair os poros e a revitalizar a pele. Por sua vez, se for aplicado, igualmente gelado, em compressas, por 20 minutos na região dos olhos, auxilia na redução do inchaço e das olheiras, sendo também uma ótima opção para substituir a água nas máscaras faciais de argila.

Além do rosto, o soro também pode ser usado no corpo. É ótimo para quando a pele está muito queimada do sol, uma vez que refresca e ameniza a vermelhidão. Para isso, basta borrifá-lo gelado na região afetada. É ainda indicado após a depilação, sobretudo para quem usa a lâmina, pois ele atenua a comichão e a vermelhidão, o que favorece a recuperação da pele.

5. Azeite é valioso não só na cozinha!

O azeite, tão apreciado na cozinha, é uma maravilha para os cabelos! Rico em vitaminas, é um poderoso antioxidante e emoliente que protege os fios, ajuda a reter a hidratação, a nutrir e a dar-lhes brilho. É também um dos poucos óleos que conseguem realmente penetrar no fio e atuar profundamente, repondo os lípidos e nutrientes essenciais para a beleza e para a saúde dos cabelos.

Como produto capilar, o azeite pode ser usado de diversas formas. Estas são as três mais interessantes:

1. Azeite como pré-champô
Cabelos secos, ressequidos, ondulados ou crespos costumam beneficiar muito da aplicação de um pouco de azeite no comprimento e nas pontas, 20 minutos antes da lavagem, preferencialmente se for levemente aquecido em banho-maria.

Após esse tempo, lave o cabelo como de costume e, em resultado, terá fios mais sedosos, alinhados e brilhantes.

2. Azeite para pontas ressequidas
Se as pontas do seu cabelo estão muito secas, humedecê-las com azeite pode ajudar. Para isso, antes da lavagem, aplique uma pequena quantidade deste ingrediente nas pontas com os fios secos e deixe atuar durante uma hora, lavando-as normalmente depois. Faça isso em todas as lavagens e dentro de pouco tempo as pontas estarão muito melhores.

3. Azeite para potencializar máscaras capilares
Comprou uma máscara para o cabelo e achou que o resultado ficou aquém das suas expectativas? Experimente misturar três gotas de azeite com um pouco da máscara e aplique nos fios… Ela fica mais nutritiva e os cabelos mais sedosos e sem frizz!

Faça download gratuito da app Júlia – De Bem com a Vida. Através da App Store ou Play Store!

Comentários

comentários