Hernâni Carvalho: «Há uma indústria do Fogo escondida dos portugueses»

https://www.facebook.com/osnossosbombeiros/videos/2002770773292553/

As palavras de Hernâni Carvalho não são propriamente recentes, mas continuam muito atuais e assentam bem nos dias tristes que Portugal tem vivido.

Os bombeiros portugueses partilharam hoje um vídeo do Hernâni Carvalho, onde este fala de uma indústria do fogo em Portugal e aponta o dedo aos interesses económicos escondidos na questão.

Embora o discurso seja de 2016, continua, infelizmente, a ser bem atual nos dias que correm. Hernâni Carvalho, não ficou indiferente à realidade que Portugal tem vindo a enfrentar por causa dos incêndios, os quais já queimaram uma grande parte das florestas portuguesas e zonas urbanas, ceifaram vidas e continuam a fazer estragos milionários.

No vídeo o jornalista afirma que em Portugal “há uma indústria do fogo escondida dos portugueses” por parte de quem está a frente do nosso país. “Porque é que a PJ só pode investigar até metade do caminho? A investigação da PJ para, quando se descobre quem é o incendiário. A mim não me interessa saber quem é que pegou o fogo… É preciso é perceber quem é que lhes paga”, afirma o jornalista.

Hernâni vai mais além e questiona como é possível os portugueses pagarem impostos para a força aérea ter aviões e andarmos a contratar aviões particulares para apagar fogo? Como é possível os C130 da força aérea portuguesa, que levam 20 a 30 mil litros de água, ou seja, muito mais do que qualquer Canadair, estarem parados na base, quando já se pagou os aviões e a formação dos pilotos? “Há aqui alguma coisa que não joga. Alguém tem que ter coragem para pegar nisto”, afirma o jornalista.

Quanto custam as empresas privadas? Que tipo de contratos se faz? Porque é que os aviões militares não andam a apagar fogos? Estas são as verdadeiras questões que Hernâni Carvalho defende que devem ser respondidas.

Comentários

comentários