Pinhal de Leiria: Floresta dos nossos filhos

Depois do devastador incêndio de domingo que atingiu o Pinhal de Leiria, o fotógrafo João Portugal partilhou durante a noite um vídeo no facebook que pretende homenagear um local com 700 anos de História, repleto de memórias dos que por lá passaram e cresceram.

Não é o primeiro incêndio a atingir o Pinhal de Leiria. Em 1916, 150 hectares arderam. No passado domingo, considerado o pior dia de incêndios do ano, o local voltou a ser fustigado pelas chamas. Segundo Paulo Vicente, presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, o fogo destruiu cerca de 80% do seu território. Parece mentira, mas não foi. Aproximadamente 8.864 hectares arderam como um fósforo, levando consigo mais de 700 anos de História e muitas mas muitas memórias.

João Portugal, fotógrafo profissional, que reside e cresceu em Leiria, não ficou indiferente à tragédia e criou o vídeo “Floresta dos nossos filhos”, no qual mostra o rasto de destruição deixado pelas chamas no Pinhal de Leiria e relembra as memórias de todos os que por lá passaram. Porque ninguém resistia à beleza daquele local. Era impossível. Resta agora a esperança de, após a tragédia, voltar a criar um lugar igualmente mágico para os nossos filhos e netos.

O fotógrafo partilhou o vídeo na sua página de facebook, onde se pode ler a seguinte mensagem:

“O choque do que aconteceu ao nosso pinhal arrasou-nos. A impotência tomou conta de nós durante horas a fio. Chorámos. Chorámos muito. E, um bocadinho longe, mas longe de indiferentes, metemos mãos à obra porque quisemos fazer alguma coisa (ainda que mínima). Saiu isto e esperamos que traga a todos boas memórias e acima de tudo um bom presságio e luz para todos os corações.”.

O texto do vídeo é da autoria de Ana Abreu, a música de João Portugal e algumas das imagens foram retiradas da Internet.

Comentários

comentários