Pequenos grandes heróis!

https://www.facebook.com/joshrossiphoto/videos/10150837736579967/

O fotógrafo norte-americano Josh Rossi decidiu criar uma Liga da Justiça muito especial. Formada por super-heróis em ponto pequeno, mas gigantes em coragem e persistência, estas crianças têm vencido várias batalhas no que toca à saúde e continuam a lutar heroicamente. Eu adoro esta Liga da Justiça! E vocês, o que acham?

Os super-heróis são conhecidos por serem personagens que lidam com as adversidades e aprendem a superar os seus obstáculos, triunfando no final. Os mais pequenos adoram-nos, mas há casos em que o Super-Homem ou a Mulher-Maravilha não são apenas histórias de ficção. Para algumas crianças, estas personagens são uma fonte de inspiração e o reflexo da sua própria força e determinação.

Com esta ideia em mente, o fotógrafo Josh Rossi concebeu um projeto muito especial e formou uma Liga da Justiça extraordinária, composta por super-heróis de carne e osso: crianças gravemente doentes ou com alguma deficiência que batalham diariamente pela sua saúde e sobrevivência. E a forma como são capazes de superar os problemas e agir perante a adversidade pode ser tão inspiradora quanto qualquer coisa que a Liga da Justiça possa fazer.

Conhecido pelas suas sessões fotográficas temáticas com os mais novos, como a Bela e o Monstro ou a Mulher-Maravilha, Ross concentrou o seu trabalho em crianças que, apesar da sua doença ou condição, lutam tal e qual como os seus heróis preferidos.

Na verdade, segundo disse numa entrevista ao website Babble, a ideia de fazer esta sessão surgiu um pouco depois das suas fotografias da Mulher-Maravilha se terem tornado virais. Nessa altura, Josh foi contactado por pessoas em todo o mundo que quiseram comentar as imagens e partilhar as suas histórias. Muitas delas foram contadas por pais de crianças com algum tipo de problema – algumas com cancro, outras com algum tipo de incapacidade crónica. Mas em mais do que um caso, os pais asseguravam uma coisa: o seu filho era “um verdadeiro super-herói”. Josh não podia estar mais de acordo. “Eu decidi que precisava encontrar super-heróis reais lá fora, e fiz uma sessão de fotos com eles. Queríamos que as crianças tivessem traços ou histórias semelhantes aos super-heróis”, contou.

Com a ajuda da sua mulher, Roxana, e depois de muita pesquisa, encontraram seis crianças que tinham histórias de adversidade e triunfo semelhantes às personagens que iriam interpretar em frente à objetiva da câmara fotográfica:

Teagan Pettit, de 9 anos, é o Super-Homem desta série de fotos. Tal como a Kryptonite enfraquece o homem de aço, a fragilidade de Teagan é o coração. O menino nasceu com síndrome do coração esquerdo hipoplásico (SCEH), ou seja, apenas metade do coração;

Sophie Loftus veste a pele da Mulher-Maravilha. Com apenas 3 anos, a menina tem uma forma rara de cancro chamada rabdomiossarcoma embrionário, que lhe afeta o olho;

Simon Fullmer, de 5 anos, é outro dos membros desta Liga da Justiça especial. Com uma forma rara de cancro, Simon é um enorme fã de Batman (e Bruce Wayne), pelo que só podia ser Batman, o protetor da cidade de Gotham;

Tal como Flash, o super-herói que representa nas fotografias, Zaiden adora correr e tem uma energia inesgotável, nem sempre vista como algo benéfico. O menino de 7 anos é portador de Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA) severa;

O próximo elemento da Liga é também o mais novo: Mataese, um menino de 2 anos com uma forma de leucemia rara, é Aquaman. Tal como o super-herói, Mataese tem ascendência polinésia e é uma verdadeira fortaleza;

A completar o grupo de super-heróis temos Kayden Kinckle, um menino de 5 anos duplamente amputado. Pela sua condição e história de vida, Kayden foi a escolha natural para dar vida à personagem Cyborg. O menino sofre de onfalocele, uma condição que faz com que os órgãos internos cresçam fora da parede abdominal em vez de no seu interior. Para sobreviver os médicos tiveram de amputar ambas as pernas.

Algum tempo depois da sessão de fotos, Rossi enviou a cada herói um poster seu e as reações foram incríveis, como pode ver no vídeo. Não é à toa que se diz que as nossas fraquezas são as nossas forças. Quer maior prova do que esta?

Comentários

comentários