Já foi ao Instagram? Já reparou na #kakeibo, uma palavra nova que dá que falar? Saiba o que é o Kakeibo, esta técnica japonesa para poupar dinheiro.
Está a usar uma app para gerir as suas finanças? Pois bem, o sistema Kakeibo, do Japão, é essencialmente uma versão da ‘velha guarda’, com a vertente de que é preciso avaliar os gastos de forma honesta e racional.
É preciso encarar o seu saldo a todo o custo, enfrentar os gastos e estar atento às suas finanças.
Não é nada particularmente novo. Foi inventado em 1904, mas voltou a estar em voga devido ao novo livro do escritor Fumiko Chiba, o primeiro Kakeibo em língua inglesa. É um conceito simples: no início de cada mês, usa o livro para planear exatamente os seus gastos mensais, o que quer guardar ou poupar, e o que fazer para garantir que consegue poupar e seguir com o plano.
Existem quatro questões para o ajudar nesta missão:
- Quanto dinheiro tem?
- Quanto gostaria de poupar?
- Quanto está realmente a gastar?
- Como pode evitar gastos e melhorar as suas finanças?
Perante estas perguntas, divide-se o seu dinheiro por categorias:
- Sobrevivência (comida, transporte, assistência médica, rendas, contas)
- Opcional (refeições, roupa, diversão)
- Cultura (livros, música, filmes)
- Extras (despesas inesperadas, como presentes ou reparações)
Se quiser mesmo ser certinho, divida as quantias exatas de quanto planeia gastar em cada categoria e guarde-as em envelopes separados.
No final de cada mês, volte a usar o seu Kakeibo e reveja quanto gastou no mês que passou. E aqui o mais importante é ver em que as categorias falhou e aquelas nas quais teve mais sucesso – o segredo é adaptar de modo que no mês seguinte as coisas sejam diferentes até estarem perfeitamente de acordo com o planeado.
Fácil, certo? Já experimentou?