A arte de poupar com Kakeibo

O que é o Kakeibo?

Já foi ao Instagram? Já reparou na #kakeibo, uma palavra nova que dá que falar? Saiba o que é o Kakeibo, esta técnica japonesa para poupar dinheiro.

Está a usar uma app para gerir as suas finanças? Pois bem, o sistema Kakeibo, do Japão, é essencialmente uma versão da ‘velha guarda’, com a vertente de que é preciso avaliar os gastos de forma honesta e racional.

É preciso encarar o seu saldo a todo o custo, enfrentar os gastos e estar atento às suas finanças.

Não é nada particularmente novo. Foi inventado em 1904, mas voltou a estar em voga devido ao novo livro do escritor Fumiko Chiba, o primeiro Kakeibo em língua inglesa. É um conceito simples: no início de cada mês, usa o livro para planear exatamente os seus gastos mensais, o que quer guardar ou poupar, e o que fazer para garantir que consegue poupar e seguir com o plano.

Existem quatro questões para o ajudar nesta missão:

  1. Quanto dinheiro tem?
  2. Quanto gostaria de poupar?
  3. Quanto está realmente a gastar?
  4. Como pode evitar gastos e melhorar as suas finanças?

Perante estas perguntas, divide-se o seu dinheiro por categorias:

  1. Sobrevivência (comida, transporte, assistência médica, rendas, contas)
  2. Opcional (refeições, roupa, diversão)
  3. Cultura (livros, música, filmes)
  4. Extras (despesas inesperadas, como presentes ou reparações)

 

Se quiser mesmo ser certinho, divida as quantias exatas de quanto planeia gastar em cada categoria e guarde-as em envelopes separados.

No final de cada mês, volte a usar o seu Kakeibo e reveja quanto gastou no mês que passou. E aqui o mais importante é ver em que as categorias falhou e aquelas nas quais teve mais sucesso – o segredo é adaptar de modo que no mês seguinte as coisas sejam diferentes até estarem perfeitamente de acordo com o planeado.

Fácil, certo? Já experimentou?

Comentários

comentários