Cais – Um prazer coordenar esta edição!

Dirigi, durante algum tempo, revistas todos os dias. Daí, dirigir a CAIS por uma edição ter sido um convite adiado algumas vezes. Mas cá estou eu, num mês tão especial como Março.


É em Março que o mundo assinala o Dia Internacional da Mulher (dia 8), desde 1975, em homenagem às operárias têxteis de uma fábrica em Nova Iorque que entraram em greve, para reivindicar a redução de mais de 16 horas de trabalho para 10. Estas operárias, que recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde aconteceu um incêndio, e cerca de 130 mulheres morreram queimadas.

É em Março que o mundo assinala, também, o Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial (dia 21), em memória do massacre de Sharpeville, nos arredores de Joanesburgo, África do Sul, em 1960.

É ainda neste mês que se assinala o Dia Internacional da Felicidade (dia 20), numa efeméride imposta pelas Nações Unidas, tendo na sua resolução que “A busca pela felicidade é um objectivo humano fundamental.”

É missão de todos contribuir para um mundo melhor, mais livre, mais feliz, mais igualitário. Podemos começar pela intervenção na comunidade mais próxima de nós. Porque queremos um mundo, onde a discriminação, seja ela de que teor for, não seja tema, num futuro breve.
Vamos fazer mais por isso? Tenham um Março (e uma vida) feliz!

 

Comentários

comentários