Contabilista surda no centro de emprego

A contabilista que quer ajudar os surdos

Quando perdeu a sua audição, devido ao sarampo e a uma febre alta, com apenas 3 anos de idade, Patti Sánchez estava ainda longe de imaginar os problemas que iria ter para arranjar emprego. Hoje tem 54 anos, trabalhou em auditoria e contabilidade para várias empresas e procura ajudar quem sofre do mesmo problema no mercado de trabalho.

 

Sánchez formou-se em gestão em Nova Iorque, estudou desenvolvimento profissional e contabilidade em Porto Rico, e tem o mestrado em administração de empresas, que tirou em Tampa, na Florida, Estados Unidos. Segundo Patti, é o mestrado que causa maior surpresa nos outros. “Não somos diferentes”, diz.

Trabalha agora como consultora e guia para pessoas surdas que estão à procura de trabalho na cidade de Tampa. O seu título? Especialista em Inclusão no Centro Educativo MacDonald, uma instituição sem fins lucrativos que desde 1953 procura ajudar quem sofre de incapacidades motoras e físicas.

O dia a dia consiste em elaborar currículos, preparação para entrevistas de emprego e encontrar-se com potenciais empregradores para a inclusão de surdos nas suas equipas de trabalho. Segundo Patti, é tão importante preparar os empregados como educar aqueles que os contratam. “Sinto-me orgulhosa por trabalhar para que essas portas se abram”, comenta.

Sánchez sabe falar inglês e espanhol – faz parte da sua herança porto-riquenha − e domina a língua gestual americana. Para ouvir, lê os lábios e interpreta gestos. “Usamos as mãos, mas também os olhos, como nossos ouvidos”, explica. Tem um dispositivo que traduz voz para texto para comunicar pelo telefone e utiliza a internet para fazer contactos.

De onde vem a inspiração? Vem de uma mãe que, apesar das limitações de Patti, nunca desistiu de a tratar como igual e de lutar pela igualdade no quotidiano. “A minha mãe sempre me disse que poderia superar tudo, e eu acho que é verdade”, afirma Sánchez.

“Ela nunca deixou que a minha surdez me tornasse nem especial, nem diferente.”

Comentários

comentários