menos 972 bebés portugueses em 2017

Dicas para um sono melhor

Dormir que nem um bebé. Já ouviu falar na expressão? E Dia 16 de Março é o Dia Mundial do Sono. Ficam algumas dicas para um sono melhor:

1. Apanhe sol:

Parece contraprodutivo, mas apanhar sol depois de acordar é ajuda a dormir melhor. Segundo a Professora Assistente do departamento de Sono e Cronobiologia da Universidade da Pennsylvania, a Dra. Namni Goel, a exposição aos raios solares depois de acordar consegue afinar o ritmo corporal que orienta o seu sono e o estar acordado.

 

2. Escreva uma lista:

Foi realizado um estudo, publicado no Journal of Experimental Psychology: General, cujos resultados indicavam que para dormir melhor, basta guardar cinco minutos antes de ir dormir para escrever uma lista de afazeres para o dia seguinte. Segundo o estudo, quanto mais específica a lista, mais rápido a pessoa adormecia.

 

3. Quando quiser dormir mais, ligue na mesma o seu despertador:

Já deve ter ouvido dizer que se deve acordar sempre à mesma hora, indpendentemente de ser um dia de trabalho ou não. Na verdade, pode variar entre 30 a 60 minutos de diferença do seu horário habitual, segundo a Dra. Shanon Makekau, do Laboratório de Sono no Hawaii. O que quer dizer? Se normalmente costuma acordar às 7 da manhã, sempre pode acordar às 8 horas num sábado. Um dia não são dias!

 

4. Tome um duche:

Segundo um estudo realizado no ano 2000, um duche de 20 minutos antes de ir para a cama (ou mesmo um banho… só não adormeça na banheira), tem um grande efeito na rapidez em adormecer. O timing é essencial – o duche arrefece o corpo, enviando a mensagem que o dia terminou e que é altura para se preparar para o seguinte. Mas, para enviar essa mensagem o duche precisa acontecer uma hora e meia antes de ir para a cama.

 

Comentários

comentários