Imagens premiadas de Africa

Uma imagem vale mais que 1000 palavras

Em busca da Liberdade na Água, 2016, por Anna Boyiazis

No arquipélago de Zanzibar, tudo gira em torno da água. Ainda assim, as jovens que aqui vivem nunca aprendem a nadar. A cultura islâmica conservadora desencoraja-as a entrar na água.

A fotógrafa Anna Boyiazis tem acompanhado o Projeto Panje, que trabalha com mulheres e jovens locais, fornecendo-lhes fatos de banho completos e desafiando tabus para ajudá-las a aprender essa habilidade vital.

Esta foto é uma das candidatas ao Prémio CAP, uma iniciativa que visa premiar fotógrafos que retratam quotidianos do continente africano e/ou diásporas. O prémio de fotografia africana contemporânea reúne artistas da Nigéria, Costa do Marfim, Angola, Europa, Estados Unidos e dá a oportunidade aos vencedores de partilharem os seus trabalhos em grandes exposições internacionais.

Este ano, já existe uma shortlist de 25 artistas. Entre eles, descobri a Anna Boyiazis, graças a esta fotografia fantástica. Anna nasceu em Los Angeles, EUA, em 1967 e, através da sua lente, mostra-nos uma realidade, para muitos desconhecida.

O dia a dia no arquipélago de Zanzibar gira em volta do mar. Contudo, a maioria das jovens que vivem nas ilhas nunca aprende a nadar nem adquire qualquer habilidade de natação, consideradas fundamentais. Recorde-se que a taxa de afogamento no continente africano é a mais alta do mundo.

A cultura islâmica conservadora e a ausência de roupas de banho têm feito com que os líderes da comunidade desencorajem as jovens de nadar. Até agora.Nos últimos anos, o Projeto Panje possibilitou que mulheres e jovens locais entrassem na água, para aprenderem  natação, mas também técnicas de segurança aquática e de prevenção de afogamento. Têm sido fornecidos  fatos de banho completos, para que possam entrar na água sem comprometer as crenças culturais e religiosas.

Há quem defenda que este é um importante primeiro passo em direção à emancipação. A educação – seja dentro ou fora da água – serve como um trampolim para as jovens reivindicarem os seus direitos.

Uma imagem vale mais que 1000 palavras Zanzibar

Liberdade na Água, 2016, por Anna Boyiazis

Ainda assim a ideia não agrada a todos os líderes africanos, educados segundo um sistema patriarcal que desencoraja as mulheres de exercerem  outras atividades além das domésticas.

 

 

 

 

Comentários

comentários