Em busca da Liberdade na Água, 2016, por Anna Boyiazis
No arquipélago de Zanzibar, tudo gira em torno da água. Ainda assim, as jovens que aqui vivem nunca aprendem a nadar. A cultura islâmica conservadora desencoraja-as a entrar na água.
A fotógrafa Anna Boyiazis tem acompanhado o Projeto Panje, que trabalha com mulheres e jovens locais, fornecendo-lhes fatos de banho completos e desafiando tabus para ajudá-las a aprender essa habilidade vital.
Esta foto é uma das candidatas ao Prémio CAP, uma iniciativa que visa premiar fotógrafos que retratam quotidianos do continente africano e/ou diásporas. O prémio de fotografia africana contemporânea reúne artistas da Nigéria, Costa do Marfim, Angola, Europa, Estados Unidos e dá a oportunidade aos vencedores de partilharem os seus trabalhos em grandes exposições internacionais.
Este ano, já existe uma shortlist de 25 artistas. Entre eles, descobri a Anna Boyiazis, graças a esta fotografia fantástica. Anna nasceu em Los Angeles, EUA, em 1967 e, através da sua lente, mostra-nos uma realidade, para muitos desconhecida.