Cancro da Mama

A importância do Rastreio de Cancro da Mama

O Governo Britânico pediu desculpas publicamente: por motivos de uma falha informática, quase meio milhão de mulheres (450 mil) não recebeu notificação dos serviços de saúde britânicos desde 2009, para fazer rastreio de cancro da mama. Este erro poderia ter evitado centenas de mortes.

O Ministro da Saúde, Jeremy Hunt, admite que 270 pessoas podem ter morrido prematuramente devido a este erro.

Segundo Jeremy Hunt declarou no Parlamento, tratou-se de uma falha no algoritmo do computador que não identificou 450.000 mulheres, com idades entre 68 e 71 anos, para a triagem, entre 2009 e o início de 2018.

O rastreio poderia ter detetado a doença num estágio anterior, aumentando assim a taxa de sucesso do tratamento.

O governo prometeu entrar em contacto com estas famílias, no sentido de avaliar uma eventual indemnização.

Em Inglaterra, as mulheres de 50 a 70 anos são notificadas de três em três anos para fazerem uma mamografia, com o objetivo de detetar nódulos ou alguma anormalidade que possa ser ou vir a ser cancro de mama.

Este erro recorda-nos a importância do Rastreio de Cancro da Mama. Abaixo, algumas perguntas e respostas sobre este Rastreio em Portugal:

A Quem é dirigido?

  • O Programa de Rastreio de Cancro da Mama é dirigido a mulheres assintomáticas (que não apresentam sintomas) com idade compreendida entre os 50 e os 69 anos e consta na realização de uma mamografia cada dois anos. Se ainda não atingiu os 50 anos deve procurar ser seguida pelo seu Médico de Família ou Ginecologista.

Como participar?

  • Se já participou no Programa de Rastreio de Cancro da Mama em anos anteriores ser-lhe-á remetida uma carta convocatória, a cada dois anos, com indicação da data, hora e local onde deverá realizar a sua mamografia.
  • Na grande maioria das vezes a convocatória é feita para a realização do exame numa Unidade Móvel que estaciona junto do Centro de Saúde. Estes e outros dados constam da carta que lhe é remetida. É ainda feita divulgação através de folhetos e anúncios na comunicação social local.
  • No caso da sua carta-convocatória nos ser devolvida por insuficiência de dados ou mesmo pelo facto de não ter comparecido à convocatória, é possível que o Centro de Coordenação Regional entre com contacto telefónico consigo no sentido de agendar nova marcação. Não falte!
  • Se nunca participou no Programa de Rastreio, deve verificar se o seu Concelho de residência já se encontra integrado neste Programa e se os seus dados de identificação – nome, morada e telefone – se encontram actualizados na Unidade de Saúde/Centro de Saúde onde está inscrita (os dados de inscrição serão utilizados no processo de convocatória).

Onde está a decorrer presentemente o rastreio?

  • As Unidades Móveis de Rastreio de Cancro da Mama são deslocadas para os Concelhos em intervalos de 2 anos e estacionam normalmente junto do Centro de Saúde local. Saiba quais os Concelhos onde está a decorrer o Rastreio nesta página.

O que acontece na unidade de rastreio?

  • Na Unidade de Rastreio o atendimento é realizado para a hora marcada, por ordem de chegada. O horário de atendimento varia em função das características de cada Concelho e da participação. Deve fazer-se sempre acompanhar do Cartão do Cidadão ou Bilhete de Identidade e do Cartão de utente do Serviço Nacional de Saúde e, se possível, da carta-convocatória.
  • Após responder a algumas questões sobre a sua identificação e assinar o consentimento informado, realizará a mamografia de Rastreio (em sistema digital). Por vezes é necessária a repetição da mamografia na Unidade tendo em vista a obtenção da melhor imagem para o diagnóstico Médico. A Técnica de Radiologia explicar-lhe-á esse processo.

Tenho de pagar alguma coisa?

  • Não, a mamografia e todos os exames que lhe forem eventualmente efectuados no âmbito deste Rastreio são gratuitos para si.

A mamografia dói?

  • Algumas mulheres sentem desconforto e até alguma dor com a compressão dos seios. A dor é habitualmente passageira e desaparece no final do exame. Não hesite em manifestar o desconforto que poderá eventualmente sentir.

Como obter o resultado do exame?

  • A mamografia será objecto de uma dupla leitura cega, isto é, será objecto de análise diferida por dois Médicos Radiologistas, atribuindo cada um um resultado numa escala pré-definida. Caso estas leituras apontem para um resultado de duvidoso ou positivo ou verificando-se discrepância nos resultados obtidos, será realizada uma terceira leitura por um outro Médico Radiologista.
  • O resultado do seu exame será enviado para a sua Unidade de Saúde do Concelho onde realizou o Rastreio no prazo médio de 4 semanasDeve solicitá-lo ao seu Médico de Família.

Terei de repetir o exame?

  • Poderá ser necessária a repetição do exame para esclarecer alguma dúvida na leitura do mesmo por parte da equipa de Médicos Radiologistas (em cada 1.000 exames só acontece em cerca de 40).
  • A repetição do exame não significa que tenha algum problema grave e na grande maioria dos casos serve apenas para esclarecer qualquer dúvida. Neste caso será convidada a comparecer numa Consulta de Aferição.
  • Não fique surpreendida se os novos exames mostrarem que não há nada com que se preocupar. A maioria das mulheres não apresenta nenhum problema e serão de novo contactadas, pela Liga Portuguesa Contra o Cancro, dois anos depois para novo rastreio. Caso seja necessário analisar melhor a situação, poderá ter que fazer um estudo adicional num hospital preparado para o efeito e cuja marcação será assegurada pela Liga, no mais curto espaço de tempo.

O rastreio do Cancro da Mama previne o Cancro?

  • Não, o rastreio de cancro da mama ajuda a detectar o cancro da mama se ele já existir, embora alguns cancros sejam muito difíceis de ver ou não se consigam, de todo, detectar nas radiografias. Mesmo assim, a mamografia é a forma mais fiável de detectar cancro precocemente, possibilitando tratamentos mais eficazes. O trabalho da Liga assenta em critérios rigorosos de qualidade que incluem a revisão sistemática das mamografias por dois ou mais médicos radiologistas com formação específica.

E se eu tiver algum sinal ou sintoma no intervalo de 2 anos?

  • No caso de ter algum sinal ou sintoma no intervalo dos 2 anos deve consultar de imediato o seu Médico Assistente. Não aguarde pela nova volta do Rastreio.

 

Foto: Miguel Á. Padriñán

Comentários

comentários