Carolina-Patrocínio-Maio-Mês-da-Mãe-2018

Maio, Mês da Mãe com Carolina Patrocínio

“Gostaria de ser tão bem-sucedida quanto acredito que a minha mãe foi connosco”
Carolina Patrocínio, 30 anos, Apresentadora do Fama Show

Quando se é a segunda de seis irmãs, a conversa é outra. Carolina Patrocínio herdou a vontade de ter uma casa cheia. A filha mais nova tem pouco mais de um mês e um “Gonçalo Júnior” não está fora de planos. Que família linda!

 Fotos João Portugal
Styling Tiago Baptista

Maio, Mês da Mãe com Carolina Patrocínio Carolina-Patrocínio-Gostava-de-ter-um-rapaz

Carolina-Patrocínio “Gostava de ter um rapaz”

“Gostava de esclarecer que não estava de todo maquilhada profissionalmente. Acontece que entrei em trabalho de parto espontâneo. Dei entrada na maternidade sem pré-aviso. Ou seja, tive o bebé exatamente como estava nesse mesmo dia: com a roupa, os adereços e os cuidados de beleza que tenho no meu dia a dia” 

 

Diana, 4 anos; Frederica, 2 anos; e a pequena Carolina, 1 mês. É animação garantida? Podes falar-nos da nova rotina agora com três filhas.

Confesso que têm sido dias intensos, principalmente nos momentos em que tenho que ‘aguentar as pontas’ sozinha em casa (tento que isso não aconteça com frequência). Há sempre aquele horário mais crítico de despachar os banhos, os pijamas, os jantares e deitá-las. Durante a semana, tenho a logística relativamente controlada, entre levá-las à escola e a outras atividades que preenchem os nossos dias. Ao fim de semana, acabamos por recorrer sempre à ajuda e aos programas com a família.

Como soubeste que querias ser mãe?
Julgo que sempre soube, porque nunca imaginei a minha vida sem filhos. Sou a segunda de seis irmãs e cresci rodeada de muitos primos, por isso a vontade de criar e de gerar a minha própria família sempre esteve presente.

 

Então reformulo a questão: como é que tu e o Gonçalo decidiram (ou descobriram) que seriam também uma Família Numerosa?
Não foi algo que tivéssemos descoberto ou decidido juntos, mas que foi acontecendo de forma natural. Tanto o Gonçalo como eu somos muito ligados aos valores da família, o que nos levou a nunca ponderar ter apenas um único filho. Ambos acreditamos na importância das relações entre irmãos e no quanto isso é fundamental na formação do nosso caráter e da nossa personalidade. Tudo é melhor quando é partilhado e vivido entre irmãos.

 

A propósito do Dia da Mãe, pergunto-te o que aprendeste, como filha, e que gostarias de transmitir enquanto mãe?
Gostaria de ser tão bem-sucedida quanto acredito que a minha mãe foi connosco. Guiou-nos através do seu exemplo e educou seis filhas que se tornaram mulheres confiantes. Sempre nos educou com liberdade, incutindo-nos responsabilidade individual. Quero transmitir às minhas filhas a segurança e a autoestima necessárias para poderem encarar as dificuldades da vida.

Maio, Mês da Mãe com Carolina Patrocínio Carolina-Patrocínio-Mãe-de-Família-Numerosa

Carolina-Patrocínio
Mãe de Família Numerosa: 1 + 1 +1

 

Conciliar estas duas facetas − mãe e profissional de televisão − é duro?
Não considero que seja duro. Aprendi a aceitar que quem trabalha em televisão terá que se ajustar ao meio artístico. Não poderá querer ‘viver’ segundo as normas de um trabalho convencional em que há horários fixos e rotina. Desde que fui mãe, pratico o exercício diário de ‘não culpabilização’. O meu trabalho exige muitas estadias fora do país e tira-me de casa em momentos cruciais, no entanto sei que faço o melhor que posso, e vejo nas minhas filhas crianças felizes e saudáveis.

 

Como reagem as tuas filhas ao facto de terem uma mãe que aparece na televisão?
Ainda são muito pequeninas, mas já há coisas de que não gostam. Por exemplo, quando lhes ‘roubam’ a mãe para tirar fotografias ou fazer conversa que, para elas, é aborrecida. De resto, acreditam que as revistas Caras que estão na mesa da nossa sala são álbuns de família [risos]. E até viram o rosto da irmã pela primeira vez numa capa de jornal, porque estavam de férias quando a bebé nasceu. Nada que as tenha chateado ou preocupado demasiado!

Por falar em televisão e figura pública, vamos ao tema de que se fala: como é possível recuperar a forma tão rápido após um parto? Tiveste a ajuda de um nutricionista…
Fui seguida por um nutricionista apenas durante os períodos de gravidez, pois foi uma fase em que quis garantir a melhor qualidade da alimentação. No que respeita a treino, sou muito autodidata, oiço o meu corpo e sigo sempre o meu instinto.

Maio, Mês da Mãe com Carolina Patrocínio Carlina-Patrocínio-Maio-Mês-da-Mãe

Carolina Patrocínio

As fotos de mãe maquilhada na maternidade foram tema nas redes sociais. Qual é o teu comentário?
Gostava de esclarecer que não estava de todo maquilhada profissionalmente, como seria de esperar caso tivesse saído diretamente de uma gravação para o hospital, um cenário plausível de acontecer uma vez que trabalhei até ao dia do parto. Acontece que entrei em trabalho de parto espontâneo, o que quer dizer que dei entrada na maternidade sem pré-aviso ou preparação. Ou seja, tive o bebé exatamente como estava nesse mesmo dia: com a roupa, os adereços e os cuidados de beleza que tenho no meu dia a dia.

Para satisfazer a minha curiosidade, à terceira é de vez? Ou será que ainda há ‘coragem’ para tentar um Gonçalo Júnior?

Com o tempo, hei de ganhar coragem. Gostava muito de ter um filho rapaz.

Comentários

comentários