Richard Harris, a doctor from South Australia and an anaesthetist with diving experience, who is part of the medical team that determined the boys' fitness.

O australiano do ano? O mergulhador médico que interrompeu as suas férias na Tailândia e ficou com as crianças na gruta até ao último momento

E no meio de um cenário dramático, eis o rosto de um herói.

Na Austrália, há quem vote em Harry (como é conhecido o médico) para ser nomeado como o “australiano do ano”, uma distinção importante no país!

 

Para quem acredita em fenómenos divinos, este parece ser um deles. Quando as 12 crianças de uma equipa de futebol tailandesa, com idades entre 11 aos 16 anos, e o seu treinador, de 25, ficaram presos na gruta Than Luang,  Richard Harris passava férias na Tailândia.

Richard Harris apresenta nada mais nada menos que os talentos exigidos para esta operação de resgate.

É médico anestesista, tendo supervisionado e ajudado a selecionar as crianças mais debilitadas para sair em primeiro lugar da gruta. É um experiente mergulhador e fotógrafo subaquático. Foi ainda considerado ‘essencial’ nesta operação de resgate tailandesa, pelo seu trabalho com equipas de emergência em desastres naturais e pelo conhecimento que apresenta de mergulho em grutas.

Em 2011, regista o The Thelegraph, Harris ofereceu-se para recuperar o corpo de uma amiga que morreu numa gruta, no sul da Austrália.

Quem o conhece, não poupa ainda elogios à sua natureza humana. Quando se apercebeu do acontecimento, o médico de 53 anos, pais de duas crianças, não hesitou em interromper as férias e apresentou-se como voluntário.

Foi o último a abandonar a gruta.

David Strike, organizador de eventos de mergulho e um amigo do médico, declarou à imprensa que Harry tem uma capacidade inata de “avaliar calmamente qualquer situação e de agir apropriadamente”.

Todas estas qualidades fizeram com que as autoridades tailandesas pedissem ao anestesias que entrasse na gruta.

Segundo avançou o The Daily Telegraph, o médico anestesista deu às crianças um leve sedativo , garantindo assim que estas, inexperientes na água, não entrassem em pânico e pudessem fazer a difícil viagem de quatro quilómetros, para saírem da gruta.

O médico de Adelaide arriscou a sua vida para salvar os 13 jovens jogadores de futebol presos numa gruta, na Tailândia.

 

Comentários

comentários