Era uma vez…. Dia do Gato

A verdadeira história do gato Kunkush está neste livro. E aconteceu em novembro de 2015, quando uma família de refugiados partiu do Iraque para a Europa. Na Grécia, durante uma viagem de barco, a família (Sarah e os cinco filhos) e o seu gato separaram-se. O barco transportava 60 homens e mulheres. E de tão atolado de gente (estes barcos destinam-se a cerca de 20 pessoas), o cesto de Kunkush quebrou-se e o gato escapou, ficando perdido numa ilha.

Uma jovem chamada Mishra estava na altura de passagem pela Grécia e decidiu prolongar a sua viagem, sensibilizada pela crise dos refugiados, os quais prontificou-se a ajudar. Foi parar a Lesbos, a terceira maior ilha grega. E encontrou Kunkush. Em entrevista ao canal RHCB, Mishra conta que achava que este gato não era apenas mais um gato da ilha.

Mishra começou a falar com as gentes da ilha e com os voluntários, e foi assim que ouviu falar de um gato perdido que pertencia a uma família iraquiana.

Mishra decidiu começar a investigar. Mas não era uma tarefa fácil. À Grécia chegavam 60 barcos por dia. Mishra optou por levar o gato para o seu apartamento e tratá-lo numa clínica veterinária. Kunkush enfrentava alguns problemas de saúde e muito stress, na sequência dos traumas que viveram no Iraque.

Um dia, Mishra descobriu a família iraquiana no facebook, na sequência de uma campanha de media GoFundMe. Havia uma família que procurava um gato perdido e que se encontrava na Noruega.

O final da história é feliz. Está neste livro. E as imagens, comoventes, registadas neste vídeo. São as imagens de um reencontro, de quem precisava do seu gato para recomeçar uma nova vida. Finalmente em família.

 

Comentários

comentários