Jovem com Síndrome de Down vence concurso de beleza

“Bondade e brilho interior.” Jovem com síndrome de Down vence concurso de beleza

Aos 19 anos, Kate Grant tornou-se na primeira pessoa com trissomia 21 a ganhar um concurso de beleza internacional.

O sonho de menina virou realidade e esta história é uma prova de que as barreiras que a vida nos coloca só nos tornam mais fortes!

Kate Grant sabe bem o que quer. Desde criança. Ser modelo é aquilo que mais ambiciona na vida. Mas Kate tem uma característica muito particular que a distingue da maioria das raparigas e do conceito de beleza atual, que ainda privilegia a beleza física em detrimento de outras qualidades: é portadora de síndrome de Down.

Depois de contrariar o diagnóstico de médicos que lhe disseram que nunca iria aprender a ler ou a falar, esta semana a jovem fez novamente história ao tornar-se na primeira pessoa com síndrome de Down a ganhar a coroa num concurso de beleza à escala mundial. Kate, de 19 anos, conseguiu superar 40 candidatas de todo o mundo no Teen Ultimate Beauty of the World e vencer a competição.

O concurso, que se realiza na Irlanda do Norte, é aberto a todas as pessoas, independentemente da altura, do peso ou do estado civil, e tem como mote a celebração da diversidade.

Com a prova dividida em três categorias – crianças, adolescentes e maiores de 20 anos -, Kate competiu na segunda e subiu à passerelle, onde desfilou com vários conjuntos de roupa. Calças de ganga e uma T-shirt branca, um vestido preto e branco e ainda um vestido de festa, cheio de lantejoulas e brilhantes, foram as peças escolhidas.

https://www.instagram.com/p/Bl8bjkYgFBC/?utm_source=ig_embed&utm_campaign=embed_loading_state_control

Após a conquista, Kate disse que queria que outras pessoas com necessidades especiais soubessem que “o verdadeiro significado da beleza é quem se é, não como se parece. Ser bondoso, ter compaixão e ser especial, isso é a verdadeira beleza”, conta o Metro.

A norte-irlandesa, que sempre sonhou com um lugar no mundo da moda, deseja ser um exemplo para outras pessoas com necessidades especiais e está agora mais perto de alcançar esses objetivos. Com esta vitória, Kate vai fazer várias sessões fotográficas durante o ano e ser jurada e mentora de outras jovens na final da próxima edição do concurso, em 2019.

O conceito de beleza está a mudar e ainda bem que assim é! Viva a mudança!

Comentários

comentários