Ontem, um sem-abrigo. Hoje, um pianista de sucesso. Era uma vez um sonho.
Há três anos, na cidade de Sarasota, Florida, nos Estados Unidos, a autarquia decidiu colocar pianos nas ruas da cidade para que os habitantes pudessem experimentar e descobrir a música.
Donald Gould, um homem com os seus então 51 anos, habituado a viver sob as estrelas, passou a sentar-se ao piano. E a deslumbrar quem por ele passava, admirado com os notáveis dotes musicais de um sem-abrigo.
https://www.facebook.com/LADbible/videos/4639349809445506/
Um dia, quando Donald tocava exemplarmente esta música, Come Sail Away (tema que faz agora parte do seu álbum Walk on Water – Caminhar sobre a Água), foi filmado por uma jovem, que postou o vídeo com esta performance incrível no canal youtube.
Aurore Henry seria surpreendida no dia seguinte, ao verificar as milhares de visualizações e likes no seu post do “pianista sem-abrigo”. Aurore voltou ao “local do crime” e partilhou com Donald o sucedido.
100 mil visualizações em poucas horas?, questionou Donald, contente, mas sem conseguir ainda aperceber-se de que aquele momento iria mudar toda a sua vida.
O vídeo viral atraiu as atenções de toda a comunidade, que se reuniu e juntou um fundo monetário para que Donald continuasse a tocar.
Quem era afinal este homem de barbas que sobrevivia há sete anos de esmolas, agora em troca de notas de música?
Donald Gould, um homem que aprendeu clarinete e que pertencia aos corpos da Marinha dos Estados Unidos da América, perdeu tudo um dia. Após a morte da mulher, em 1998, este homem sofreu uma depressão e os consequentes problemas de adição fizeram com que perdesse a guarda do filho.
O filho, atualmente com 18 anos, foi uma das pessoas a quem o vídeo do “pianista sem-abrigo” chegou.
O vídeo, e a intervenção de um canal de televisão, voltaram a juntar Donald com o seu filho, que reconheceu o pai debaixo das barbas longas e brancas.
Em dois dias, o vídeo alcançou dois milhões de visualizações e Donald começou a receber apoios de várias partes do mundo.
Estavam abertas as portas das oportunidades: O primeiro grande convite foi tocar no Levi’s Stadium, o estádio do San Francisco 49ers da National Football League, nos Estados Unidos, perante uma audiência de 75 mil pessoas. A imprensa continuou a seguir-lhe o rasto.
E o destino reservava-lhe muitos outros planos: o contrato para o lançamento de um álbum e a oportunidade de se apaixonar de novo e reconstruir uma família, uma vida. Donald e Sabine encontram-se atualmente na Alemanha, a preparar um novo projeto.