Sem limites, Nick Vujicic

Os grandes heróis estão muitas vezes ao nosso lado. Dão palestras em escolas, fazem mergulho, surf, escrevem livros. Sem braços, sem pernas, sem limites – assim é o título de um dos capítulos de Sem Limites, o livro escrito pelo australiano Nick Vujicic. Repito frequentemente que não sou apreciadora das leituras de auto-ajuda. Mas estas páginas não são “só” motivacionais. Estas páginas são vida. São uma lição de vida.

 

https://www.facebook.com/LifeStories.Goalcast/videos/486947428460170/

Descobri Nick por acaso. Numa entrevista televisiva em que o apresentador falava da sua superação exemplar e da forma como Nick continua a cativar audiências, de todas as idades.

Nick conta que, quando nasceu, o seu pai estava a acompanhar o parto, mas que abandonou o bloco ao aperceber-se de que o seu filho não tinha um braço. Aguardou pela saída do médico para confirmar as suspeitas e questionou-o: “Doutor, o meu filho não tem um braço, pois não?”. O médico tinha algo mais para lhe comunicar. Nick tinha síndrome de Tetra-amelia, uma desordem rara que acontece no desenvolvimento do embrião e que resulta na ausência dos quatro membros (tetra é a palavra grega usada para designar “quatro”).

O pai quase desmaiou. O seu filho tinha nascido sem braços e sem pernas. A mãe não conseguiu tocar-lhe nos seus quatro primeiros meses de vida. Nick seria um vegetal, segundo a previsão da equipa clínica.

Na altura, os médicos não imaginavam do que Nick seria capaz um dia. A criança aprendeu a escrever através de uma cadeira elétrica usando os dedos dos pés no computador. E seguiu o seu percurso numa escola pública. As constantes situações de bullying, contudo, deram lugar a tentativas de suicídio. Aos 10 anos, Nick tentou afogar-se na banheira.

Sem limites, Nick Vujicic Vick-surf

Vick Vujicic faz surf

Nick conta que, um dia, a sua mãe partilhou um artigo de jornal acerca de um homem que, apesar de sofrer de uma doença severa e rara, dava palestras para a sua comunidade. Inspirado pelo exemplo de superação, Nick recuperou forças. Em 2005 criou o projeto “Vida sem membros”. Começou a dar palestras. Nomeadamente em escolas, onde lançou campanhas anti-bullying. Tornou-se praticante de surf, aprendeu a pintar, a escrever. E a representar – Nick é um dos personagens do filme The Butterfly Circus.

Numa das suas palestras, conheceu aquela que hoje é a sua mulher e a mãe dos seus dois filhos. Kanae Miyahara apaixonou-se pelo jovem herói e casaram em 2012, vivendo atualmente na Califórnia, nos Estados Unidos da América. O seu livro, traduzido em 30 línguas, é um best-seller. Nick é uma lição de vida.

 

 

 

 

 

 

Comentários

comentários