Desigualdade Salarial

Dia Nacional da Igualdade Salarial

Há mais mulheres do que homens com salários muito baixos.

Há mais homens do que mulheres com salários muito baixos. 

Os homens recebem mais 157€ por mês do que as mulheres, o que significa que, ao final do ano, as mulheres trabalharam 58 dias sem ganharem nada por isso. Ou seja, é como se a partir de hoje, as mulheres portuguesas deixassem de receber o seu salário, ao contrário dos homens, que continuariam a receber até ao final do ano.

Estas são as contas da Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE), as quais apontam Portugal entre os países da União Europeia onde a diferença de remuneração entre homens e mulheres é mais acentuada.

O relatório da Comissão refere ainda que é nas regiões onde o nível salarial é mais elevado que existem também as maiores disparidades salariais entre homens e mulheres.

A conciliação da vida familiar, profissional e pessoal, bem como as tradições e os estereótipos sobre os papéis de género ajudam a justificar estas desigualdades, segundo o CITE.

O Dia Nacional da Igualdade Salarial celebra-se a 4 de novembro e é “uma data simbólica que traduz em dias de trabalho pago a disparidade salarial de género e que assinala o dia a partir do qual, virtualmente, as mulheres deixam de ser remuneradas pelo seu trabalho”, segundo o Comunicado da CITE.

Infografia Desigualdade Salarial em Portugal – 2018 (CITE)

Dia Nacional da Igualdade Salarial infografia_Igualdade

Comentários

comentários