Dia de Reis – Vamos cantar as Janeiras?

O Dia de Reis é uma tradição cristã que assinala a visita dos magos do Oriente a Jesus, recém-nascido, a quem os reis magos ofereceram presentes.

Este é também o dia em que se cantam as Janeiras, um ritual antigo que apelava à dádiva de comes e bebes em troca de cantares e louvores ao Menino Jesus.

No Porto, há Janeiras pelas 15h30 em vários pontos da cidade, rumo à Avenida dos Aliados, onde se concentrarão junto à Árvore de Natal para uma atuação final, em conjunto, por volta das 17h30.

Em Palmela, cantam-se as Janeiras pelas 21.00, nos Paços do Concelho (Largo S. João). E em Mafra, a “festa” começa pelas 15h00 no adro da igreja de Santo António.

Na Serra do Caldeirão, a tradição mantém-se porta a porta: o grupo de janeireiros percorre, com  pandeiretas e ferrinhos, várias localidades do interior do concelho de Loulé.

Ainda a sul, a autarquia de Portimão “convida a comunidade a participar neste encontro para ouvir, cantar e celebrar o cântico das janeiras e dos Reis, num ambiente de boa disposição e alegria. O serão terminará com o sabor a bolo-rei e jeropiga, tal como a tradição dita.”

Em Lisboa, destaque para a iniciativa “Ouro, Incenso e Birra”, em Marvila. Promovido pelas cervejeiras artesanais instaladas nesta zona da cidade, o evento está marcado para dia 12 de Janeiro, a partir das 15h, e consiste em atuações de trêsporcento, Madrepaz, Samuel Úria, casuar:, LOT, Meses Sóbrio, Reis da República, Iguana Garcia e Afonso Rodrigues (Sean Riley).

Este ano, as receitas revertem para a Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM).

Vamos cantar as Janeiras?

 

 

Comentários

comentários