Este folar que tenho nas mãos veio de Trás-os-Montes, de onde é natural a chef Justa Nobre.
É um dos 15 folares feitos pela chef Justa Nobre e pelas suas tias Alice e Rute, que ainda guardam e transmitem o sabor desta iguaria tradicional da Páscoa. Em Trás-os-Montes, o folar faz-se em família e para a família. É uma espécie de bola de carne com dúzias e dúzias de ovos, amassados pelo amor das gentes à tradição.
É esta tradição, fofa e crocante, que Justa Nobre nos dá a provar esta Páscoa. Obrigada por nos trazer Trás-os-Montes a Júlia, de bem com a Vida.

Chef Justa Nobre prepara os ingredientes. Ao todo são usadas 11 dúzias de ovos.
Folar Transmontano
Ingredientes:
1 kg de farinha sem fermento
25 g fermento de barra
1 dl de água morna
25 g de sal grosso
10 ovos
300 g de manteiga ou 150 g banha e 150 g manteiga
1/2 dl de azeite
150 g de presunto cortado em cubos
150 g de salpicão às rodelas
150 g de linguiça às rodelas

Ingredientes na mesa
Como preparar?
Juntam-se as gorduras e aquecem-se.
Partem-se os ovos para uma tigela, junta-se o sal, coloca-se a tigela em banho maria enquanto se batem os ovos com a mão;
Dissolve-se o fermento na água morna;
Num alguidar grande, coloca-se a farinha e faz-se uma cova no meio. Junta-se o fermento dissolvido, que se vai envolvendo na massa; juntam-se os ovos batidos e vai-se misturando com as mãos.
Juntam-se as gorduras envolvendo tudo, bate-se muito bem a massa até criar bolhas e até que esta se despegue das mãos. E, se necessário, juntar mais um pouco de farinha.

É preciso trabalhar a massa do folar, adicionar água se necessário

Amassar muito bem é essencial. Quando a massa se despegar da masseira é bom sinal.
Untar bem um tabuleiro de 38 cm por 25 cm (aproximadamente). Divide-se a massa em três porções iguais: colocar a primeira camada de massa bem esticada no fundo do tabuleiro. Juntar metade dos enchidos, cobrir com a segunda camada, juntar os restantes enchidos e cobrir com a última camada de massa. Cobrir muito bem o tabuleiro com uma toalha de cozinha e embrulhar novamente numa mantinha ou cobertor e pôr a levedar na zona mais quente da cozinha, durante 1h 20min/1h 30min ou até duplicar de volume.

Depois de colocada a massa no forno, está na altura de levedar
Nessa altura leva-se o folar a cozer em forno quente (180 graus) durante 15 min até ganhar cor. Depois, reduz-se a temperatura para 160 graus mais uns 25 a 30min ou até o folar estar cozido. Retira-se do forno deixa-se arrefecer uns 5 min e desenforma-se.

Folares a cozer no forno

Folares já desenformados
Nota: esta receita tem apenas uma levedura para ser mais fácil de fazer em casa. Em Trás os Montes, as tias da Chef Justa Nobre optam por duas leveduras.

Ao mesmo tempo que se faz o folar, coze-se este pão servido com azeite e açúcar. Para acompanhar o café com leite. Uma delícia
Bom apetite!