Este folar que tenho nas mãos veio de Trás-os-Montes, de onde é natural a chef Justa Nobre.
É um dos 15 folares feitos pela chef Justa Nobre e pelas suas tias Alice e Rute, que ainda guardam e transmitem o sabor desta iguaria tradicional da Páscoa. Em Trás-os-Montes, o folar faz-se em família e para a família. É uma espécie de bola de carne com dúzias e dúzias de ovos, amassados pelo amor das gentes à tradição.
É esta tradição, fofa e crocante, que Justa Nobre nos dá a provar esta Páscoa. Obrigada por nos trazer Trás-os-Montes a Júlia, de bem com a Vida.
Folar Transmontano
Ingredientes:
1 kg de farinha sem fermento
25 g fermento de barra
1 dl de água morna
25 g de sal grosso
10 ovos
300 g de manteiga ou 150 g banha e 150 g manteiga
1/2 dl de azeite
150 g de presunto cortado em cubos
150 g de salpicão às rodelas
150 g de linguiça às rodelas
Como preparar?
Juntam-se as gorduras e aquecem-se.
Partem-se os ovos para uma tigela, junta-se o sal, coloca-se a tigela em banho maria enquanto se batem os ovos com a mão;
Dissolve-se o fermento na água morna;
Num alguidar grande, coloca-se a farinha e faz-se uma cova no meio. Junta-se o fermento dissolvido, que se vai envolvendo na massa; juntam-se os ovos batidos e vai-se misturando com as mãos.
Juntam-se as gorduras envolvendo tudo, bate-se muito bem a massa até criar bolhas e até que esta se despegue das mãos. E, se necessário, juntar mais um pouco de farinha.
Untar bem um tabuleiro de 38 cm por 25 cm (aproximadamente). Divide-se a massa em três porções iguais: colocar a primeira camada de massa bem esticada no fundo do tabuleiro. Juntar metade dos enchidos, cobrir com a segunda camada, juntar os restantes enchidos e cobrir com a última camada de massa. Cobrir muito bem o tabuleiro com uma toalha de cozinha e embrulhar novamente numa mantinha ou cobertor e pôr a levedar na zona mais quente da cozinha, durante 1h 20min/1h 30min ou até duplicar de volume.
Nessa altura leva-se o folar a cozer em forno quente (180 graus) durante 15 min até ganhar cor. Depois, reduz-se a temperatura para 160 graus mais uns 25 a 30min ou até o folar estar cozido. Retira-se do forno deixa-se arrefecer uns 5 min e desenforma-se.
Nota: esta receita tem apenas uma levedura para ser mais fácil de fazer em casa. Em Trás os Montes, as tias da Chef Justa Nobre optam por duas leveduras.
Bom apetite!