“Não foi fácil sentir que a pessoa ao meu lado não gostava de mim”, Daniela (Casados à Primeira Vista)

Recorda-se da Daniela Guilherme, do programa Casados à Primeira Vista?

É a minha entrevistada de hoje, 23 abril, Dia Mundial do Livro. Procurava alguém a quem um livro tivesse mudado a vida. E encontrei a Daniela.

“Com 13 anos, pedi um livro de yoga e foi assim que tudo começou. Por isso sei, por experiência própria, como um simples livro pode ser uma semente poderosa para muito mais, uma porta para um caminho completamente novo”, diz a atual professora de yoga.

 

Fale-nos deste seu livro e do porquê da escolha do tema: “o caminho para fazer o luto da perda de um amor através do yoga”?

O Yoga&Paz é um livro baseado nas minhas experiências pessoais, a escolha do tema advém disso mesmo, pois foi o caminho que fiz para ultrapassar os meus desgostos e perdas amorosas. E este livro mostra ao leitor passo a passo como o fazer, claro que cada um fará a sua experiência individual mas espero que o yoga em todas as suas vertentes ajudem a facilitar o processo de luto.

Este livro está relacionado com a sua colaboração no programa?

A minha colaboração no programa demonstrou-me duas realidades, primeiro percebi que estou muito bem resolvida com o passado, logo o percurso que fiz através das técnicas que partilho no livro resultou: estou em paz e com o coração disponível para dar e receber amor. Por outro lado vi nos meus colegas e em testemunhos de fãs que me abordam nas redes sociais que nem todos têm essas ferramentas, o que lhes bloqueia e os prende ao passado sem espaço para um amor consciente e saudável. A percepção destas realidades fizeram o clique de que o “livro” que tenho na gaveta pode ser uma mais valia para os outros como é para mim, impulsionando-me a publicá-lo.

Tem a ver com o luto da sua relação com o pai dos seus filhos e do Daniel?

Tem a ver com todas as experiências onde existe perda a nível de relacionamento, seja um grande amor como o pai dos meus filhos ou uma paixão e uma expectativa não correspondida como com o Daniel. No entanto, este livro foi sendo escrito ao longo de cerca de cinco anos e muito baseado no luto que fiz do meu relacionamento mais longo com o pai dos meus filhos.

A Daniela conta que inscreveu-se no programa para “encontrar o amor”. E o que é que encontrou e o que não encontrou no Casados à Primeira Vista?

Encontrei a minha fragilidade e ao mesmo temo a minha força perante a rejeição. Não foi fácil sentir que a pessoa ao meu lado não gostava de mim, não me elogiava nem me dava o devido valor, mas em vez de me destruir com isso e perder o meu eixo, encontrei em mim as forças e o amor próprio de me suster, valorizar e ser feliz por mim. Encontrei seres românticos e corajosos como eu, amizades muito bonitas, profundas e verdadeiras que não esperava encontrar. Não encontrei o homem preparado para o compromisso e para uma vida familiar tranquila e feliz como idealizava. Mas aprendi a lição de não “querer” tanto um amor e aceitar o tempo certo das coisas sem idealizações. Sei que vai acontecer e que estou pronta, mas não procuro mais, deixo somente a vida se revelar.

 O que é que falhou na sua relação com o Daniel? Da minha parte, a entrega imediata, o tal “querer”, tanto fez libertar-me todas as seguranças e jogar-me de cabeça para a relação. Sei que era o objectivo do programa mas podia ser um pouco cautelosa e seguir mais a minha intuição. Da parte do Daniel e isto sendo somente a minha opinião, continuo a achar que por mais que ele diga que fisicamente eu não seja o “tipo” dele, para mim a questão para não resultar foi mesmo o Daniel estar preso ao passado e não ter feito o luto da sua relação anterior.

Que lições retira desta relação para futuras relações? Seguir a minha intuição sempre e parar de ser terapeuta dos meus companheiros. Continuar a ser assertiva e sincera e não me deixar submeter a situações e pessoas que não estão alinhadas com os meus valores e forma de vida.

Relativamente ao fim da sua relação de 12 anos com o pai dos seus filhos, o que considera ter sido determinante no sucesso do seu processo de luto?
Aceitação, mas como não conseguimos aceitar o que não reconhecemos, reconhecimento da fase de luto onde estava, das emoções que sentia a cada momento e coragem para lidar com elas sem filtros nem subterfúgios. Esse foi o primeiro passo. Depois foi a minha fé em que algo melhor existia e que eu era merecedora. O yoga trouxe-me novamente essa esperança tendo sido determinante para ultrapassar esse momento com sucesso.

Como se tornou professora de yoga – como surgiu o yoga na sua vida?
O yoga surgiu-me com a curiosidade de saber mais e nessa busca, com 13 anos, pedi um livro de yoga e tudo começou. Por isso sei, por experiência própria, como um simples livro pode ser uma semente poderosa para muito mais, uma porta para um caminho completamente novo.

Diz que o yoga é uma bóia de salvação (no seu livro)?
Sim, o yoga é uma forma de vida em todos os sentidos, não abrange só um corpo saudável mas ajuda imenso a aumentar os níveis de auto-estima. Promove a calma e traz muita sabedoria. Foi e é uma bóia de salvação sempre que estou triste, sem inspiração ou demasiado eufórica. O yoga enche-me de gratidão, criatividade e harmonia. Sinto-me mais conectada e vou me conhecendo a cada dia. Com coragem de me mostrar sem máscaras e respeitar a minha energia sendo autêntica.

Em 13 anos de prática enquanto professora de yoga, já terá assistido a várias histórias de alunos e alunas que encontraram no yoga a mesma bóia de salvação. Quer partilhar alguma? Sim, vi várias pessoas e alunos passar por transformações. O yoga pode “mexer” muito na vida, pois como nos faz olhar para dentro normalmente relações, empregos e hábitos que são tóxicos não duram muito. Sim, vi pessoas a pedirem o divórcio e a se libertarem de casamentos infelizes e relações sem amor e respeito. Vi alunos a procurarem vidas mais espirituais fazendo cursos de reiki e leitura de aura mudando completamente a sua profissão. Descobrindo o que os realmente faz felizes e seguirem o seu coração e intuição a cada momento. Vi alunos a ganharem coragem de abrir negócios próprios, a realizar sonhos, fazer aquela viagem aquele curso, a deixar de adiar a vida. Vi alunos a deixarem completamente os comprimidos anti depressivos e viverem com muito menos ansiedade, não estou a usar nomes mas tive muitas experiências enriquecedoras. Vi alunas que não conseguiam engravidar a conseguirem fazê-lo naturalmente. Vi alunos sem mudanças a manterem os empregos e relações, mas a viverem com uma maior felicidade e gratidão. Os alunos tornam-se uma família. E o yoga é isso mesmo: união. Primeiro connosco e depois com o outro. É mais do que uma bóia de salvação: faz parte de mim e da minha vida.

 

 

"Não foi fácil sentir que a pessoa ao meu lado não gostava de mim", Daniela (Casados à Primeira Vista) YogaPaz_Daniela-Guilherme-002

Yoga & Paz é o primeiro livro de Daniela Guilherme. A autora parte da perda de um grande amor, tendo “chegado à superação e reencontro consigo mesma através do yoga”. E agora desafia também os leitores à transformação.

 

 

Comentários

comentários