Parabéns Marta! Parabéns Viana do Castelo!

A primeira surfista cega campeã da Europa chama-se Marta Jordão Paço. É portuguesa e tem 14 anos.

Foto: Surf Club Viana 

Marta é cega desde nascença. Ontem arrecadou a primeira vitória no primeiro campeonato europeu de surf adaptado, o EuroSurf Adaptive 2019, que decorreu em Viana do Castelo.

Apesar de fazer surf apenas há dois anos, Marta mostra que o surf é para todos!

Em dezembro de 2018, Marta ganhou a medalha de bronze no mundial de surf adaptado, nos Estados Unidos, tornando-se na altura, com 13 anos, a atleta mais jovem do ISA World Adptative Surfing Championship. Em janeiro deste ano,  a Câmara de Viana do Castelo distinguiu-a Cidadã de Mérito. Marta foi a pessoa “mais nova de sempre” a receber este título honorífico de Viana do Castelo.

Além de Marta Jordão Paço, destaque para outros dois atletas da equipa portuguesa. Nuno Vitorino foi campeão na categoria AS 5 Assist e Camilo Abdula, vice-campeão europeu na classe AS1.

O primeiro campeonato europeu de surf adaptado começou no dia 21, em Viana do Castelo, e contou com a participação de seis seleções nacionais: Portugal, Espanha, França, Itália, Reino Unido e Alemanha.

O evento foi organizado pela Câmara Municipal, pelo Surf Clube de Viana, Federação Europeia de Surf, pela Federação Portuguesa de Surf, Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência,  Instituto Português do Desporto e Juventude, e pelo Comité Paralímpico de Portugal.

Comentários

comentários