Júlia Pinheiro

Nunca tive mordomo! :) – Sobre mitos de figuras públicas

Mitos de Figuras Públicas 🙂

Sobre este tema, recordo-me de duas pequenas histórias.

Recentemente, fui com o meu marido ao IKEA comprar um tapete. Quando chegámos à secção indicada, preparados para escolher entre a variedade de tamanhos, estilos e cores de tapetes, aproximaram-se duas senhoras, que conversavam uma com a outra. “É a Júlia Pinheiro”, escutei de uma delas. Sorri-lhes. “E o outro, quem é?”, indagou a segunda voz. “É o mordomo”, rematou com determinação e certeza na voz a segunda senhora. Eu e o meu marido rimo-nos… até hoje. “Já me chamaram muita coisa. Mas mordomo…”, dizia o meu marido, sem conter as gargalhadas. A propósito do tema de hoje, fica assim esclarecido 🙂 Júlia Pinheiro nunca teve um mordomo.

Um outro episódio recente aconteceu… na minha página de Facebook.

Há uns tempos, partilhei na minha página de Facebook uma foto de um aparador de madeira que comprei para a minha sala de estar e pelo qual tenho um grande carinho. É um aparador artesanal, construído certamente com o esforço e dedicação de um perfecionista. E por isso, gosto que esteja impecável e aprecio cuidar daquela madeira antiga envernizada. Gosto de cuidar da minhas coisas. Mas também encaro este cuidado como uma retribuição/respeito para com o autor da obra, ainda que o desconheça.

Fiquei, porém, surpresa com o comentário de uma seguidora, admirada com o meu “ofício” de fim de semana – “não me vai dizer que limpa os seus armários?”. Sim, também limpo, cozinho, cuido, preocupo-me. Ser figura publica significa que, entre outras características, temos um escritório “público”, que é a televisão. De resto, não há legislação que nos ponha fora da cozinha e nos tire o avental. Aqui entre nós, como sabemos, o cenário doméstico não é fantástico. Mas, como tive oportunidade de comentar com esta senhora espantada com o meu lado Mulher-a-dias, há dias em que que gosto genuinamente de cozinhar e de cuidar das coisas que me dão tranquilidade e conforto: a casa. Ou um simples aparador de madeira. Mito 2: Apresentadoras de televisão limpam o pó.

O assunto ficou arrumado entre nós duas. Mas fiquei a pensar no assunto. E quando o comentei com alguns colegas do ecrã… surgiram alguns comentários.

Amanhã partilho consigo os “mitos” do Jota e do jornalista João Moleira!

 

 

Comentários

comentários