“Os nossos filhos são os nossos espelhos”, Pilar Jericó

 

Pilar Jericó, escritora e empresária espanhola, tem como grande paixão a educação. A forma como fala neste vídeo (Canal Youtube #AprendemosJuntos do jornal El País) sobre a relação de pais e filhos é uma inspiração. Uma espécie de luz que nos chega, curiosamente com Thomas Edison, graças à história de vida partilhada por aquela que é considerada uma das Top Mulheres Líderes em Espanha.

Como podemos despertar a grandeza nos nossos filhos, pergunta Pilar, explicando que não se refere à grandeza dos sucessos profissionais. A escritora fala da “grandeza de espírito”, ou seja, “aquilo que permite ter uma vida com sentido, a coragem de termos uma vida na qual somos os protagonistas”. Ou, como diria a mãe de Nelson Mandela, “criamos um mundo muito melhor do que aquele que encontrámos”. Isto é grandeza de espírito, define Pilar.

Mas como despertar esta coragem nos nossos filhos quando, muitas das vezes, observa a autora, não a estimulámos previamente em nós próprios.

Os nossos filhos são os nossos maestros. São os nossos espelhos. Como ensinar os nossos filhos a gerir conflitos quando nós próprios não sabemos como gerir? Como dizer aos nossos filhos para falarem com carinho se nós próprios não nos tratamos com afeto?

“Desenvolver a grandeza interna é o primeiro passo para a educação. Porque só assim podemos transmitir a coragem aos nossos filhos”, aponta.

Pilar passa explicar melhor, recorrendo a uma das história de vida que mais a marcou: a biografia de Thomas Alva Edison. Aquele que é considerado um dos maiores inventores de sempre, nasceu em 1847, em Ohio. Aos sete anos, mudou-se para uma nova cidade, com os sete irmãos, e entrou numa escola pública, a qual apenas frequentou 12 semanas. Thomas chegou a casa com uma carta da escola destinada à sua mãe. Após abrir e ler a carta, a mãe não conteve as lágrimas e quando questionada por Thomas sobre o conteúdo da comunicação, partilhou: “Thomas, dizem que és um génio e que já não têm nada para te ensinar. Serei eu a ensinar-te”. Aos 11 anos, Thomas devorava literatura. Aos 12 já tinha projetos e os primeiros passos como inventor. Quando Thomas completou 24 anos, a sua mãe morreu. E um dia, ao arrumar os haveres da mãe, deparou-se com a carta, cuja mensagem quis recordar. Thomas descobriu que a sua mãe não falara a verdade. Porque o que a carta dizia não correspondia às palavras da mãe: “o Thomas é um menino doente mental. Não poderá voltar a frequentar esta escola”.

Pilar parte desta história real para falar-nos de grandeza e de coragem. Pilar diz-nos que precisamos de ver a grandeza dos nossos filhos, precisamos de ver além dos rótulos.

“Aprendamos a perdoar-nos. A viver a vida de uma maneira mais delicada. Este é o grande caminho do coração. Educar o coração para despertar a grandeza”.

Pilar Jericó defende que é necessário fazer sentir aos nossos filhos que eles são únicos, são valiosos. É preciso dar-lhes valor, olhá-los com carinho, interessarmo-nos realmente por eles, pela sua vida, escutá-los. E por último, atuar como exemplo.”

Bom exemplo!

Vídeos Canal Youtube: #AprendemosJuntos

“Todas as pessoas grandes foram um dia crianças”
O Principezinho

 

 

 

Comentários

comentários