Parabéns Maria do Céu Guerra, a melhor da Europa

Maria do Céu Guerra é considerada a melhor atriz da Europa.

Prémio Actor of Europe. Maria do Céu Guerra recebe o prémio no sábado, na abertura do festival, que decorrerá no Lago de Prespa, nos Balcãs.

“Aos 75 anos, é uma das mais extraordinárias atrizes do teatro português e a alma da companhia teatral independente A Barraca”, declarou o comité do Festival Internacional de Teatro – Actor of Europe, presidido por Jordan Plevnes.

Maria do Céu Guerra recebe o prémio no sábado, na abertura do festival, que decorrerá no Lago de Prespa, nos Balcãs.

Maria do Céu Guerra nasceu a 26 de maio de 1943, em Lisboa, onde frequentou a licenciatura de Filologia Românica na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Estreou-se na companhia Casa da Comédia, em 1965, na peça “Deseja-se Mulher”, de Almada Negreiros, encenada por Fernando Amado.

Em 1975 fundou a companhia de teatro A Barraca, à qual pertence e onde tem desenvolvido a sua atividade desde então. Pela Barraca dirigiu várias digressões em Portugal e no estrangeiro.  Tem ainda um longo e rico percurso na televisão e cinema.

Maria do Céu Guerra foi já distinguida como Dama da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada e com o grau de Comendadora da Ordem do Infante D. Henrique. Em 2006, ganhou um Globo de Ouro SIC/Caras, pela interpretação de “Todos os que Caem”, de Samuel Beckett, no Teatro A Comuna
(encenação de João Mota). E em 2015, o seu talento no filme “Os Gatos não têm Vertigens” (2015), de António-Pedro Vasconcelos, valeu-lhe um Globo de Ouro de Melhor Atriz de Cinema e o Prémio Sophia para a Melhor Atriz.

Este ano, destacou-se também por ter sido a primeira mulher a vencer o Prémio Vasco Graça Moura-Cidadania Cultural, em janeiro de 2019. Um prémio que, segundo o regulamento, “visa distinguir um escritor, ensaísta, poeta, jornalista, tradutor ou produtor cultural que ao longo da carreira – ou através de uma intervenção inovadora e de excecional importância -, haja contribuído para dignificar e projetar no espaço público o setor a que pertença”.

Maria do Céu Guerra é agora premiada pelo Festival de Teatro – Actor of Europe. Esta distinção é atribuída desde 2003 e pretende reconhecer o percurso artístico de uma personalidade do teatro.

Na edição 7 do meu blogue Júlia, de bem com a vida, decidi constituir o meu Governo de Mulheres. A Maria do Céu Guerra, a atriz que é hoje a melhor da Europa, entreguei a pasta da Cultura. A brincar, a brincar… 🙂 O vídeo, para recordarmos hoje.

Comentários

comentários