TPC - Férias de Verão

A lista de TPC do João Pedro, 4º ano, Escola Paço de Arcos

“Dar abraços e sorrir todos os dias”
Haverá melhor TPC que este para as férias das crianças?

Os trabalhos de casa são um assunto polémico nas escolas e para as famílias. Especialistas discutem a quantidade ideal de TPC e o seu verdadeiro impacto na aprendizagem. A falta de sustentação científica quanto à melhoria da performance dos alunos que fazem trabalhos de casa é apontada por profissionais do ensino, como Brandy Young, uma professora de uma escola do Texas, que em 2016, fez notícia na Time ao comunicar que iria abolir os TPC da sua sala de aula.  Na Alemanha, um estudo da Universidade Tübingen vem dizer o contrário: os trabalhos de casa não só melhoram a performance como o desenvolvimento da personalidade, permitindo aos alunos esforçarem-se para cumprirem os seus compromissos. Onde é que está o meio termo? Talvez (também) em Paço de Arcos.

Na Escola Básica Maria Luciana Seruca, há TPC durante o ano inteiro. Mas também há boas notícias. Foi assim que encarou Marta Batalha esta longa lista de tarefas que recebeu para o seu filho executar no verão.

Marta conta-nos que dirigiu-se à escola do agrupamento de Paço de Arcos, por questões de renovação da matrícula, mas também para questionar a professora sobre os trabalhos de férias. Marta confessa que estranhou o facto de o filho nada ter comentado sobre o assunto. Foi então que a professora lhe passou a lista para as mãos (uma lista adaptada e usada já em alguns estabelecimentos, com sucesso). “ah…afinal sempre vai ter trabalhos para fazer nas férias, pensei”.

O primeiro trabalho pareceu-lhe bem: fazer uma caminhada na natureza, em família. E os restantes não a decepcionaram: “quando li e percebi de que se tratavam os trabalhos, fiquei agradavelmente surpreendida com esta iniciativa de valorizar as férias e o descanso dos alunos, privilegiando o lazer e as atividades em família”.

Marta acrescenta que “existe um objectivo subjacente de continuação de aprendizagem camuflada em atividades de aparente brincadeira”. E concorda “totalmente com a estratégia. Julgo que as férias são para descansar! Fiz questão de que o meu filho percebesse a sorte que tem, comparativamente com outros meninos que, muitas vezes, recebem um livro inteiro de fichas para fazer nas férias!”.

E, entusiasmado, João Pedro já começou a lista: “Separação de lixo nos ecopontos”. Feito! Próxima?

Comentários

comentários