Casas de Banho - A que wc deve ir a menina com o pai?

“A que WC devo ir quando estou com a minha filha de 4 anos?”, Jorge Matos, Porto

“A funcionária pôs-me a vassoura à frente e disse-me no WC dos homens também há sanitas pequenas”, Jorge Matos

"A que WC devo ir quando estou com a minha filha de 4 anos?", Jorge Matos, Porto Publicação-WC

Jorge Matos colocou a questão neste grupo de facebook e recebeu quase 500 respostas 

Jorge Matos vive no Porto e, sempre que está fora de casa com a sua filha de 4 anos, depara-se com esta questão: sendo ele Homem e a sua filha uma menina, que WC deve frequentar quando acompanha a sua criança?

A Jorge, parece-lhe óbvio. Mas o assunto dá pano para mangas. Jorge Matos decidiu partilhar recentemente a questão num grupo de facebook associado à educação e, em pouco dias, os comentários estão perto dos 500. A maioria é solidária com Jorge. Mas a questão não é consensual e por isso a debatemos aqui.

Para este pai, “é mais lógico e adequado ir à casa de banho das senhoras (quando obviamente não há casas de banho para crianças)”. Faço isso porque entendo que, na casa de banho dos homens, as pessoas estão menos resguardadas, ao contrário do que acontece no WC das senhoras. Depois, a minha filha é também ela uma ‘senhora’.

A situação não é confortável, assume Jorge, que reforça o facto de, quando está na casa de banho das senhoras, fazer “sempre um esforço para ser rápido e olho sempre para o chão, para respeitar o máximo possível o espaço que sei que não é meu, mas que é necessário naquele momento”.

Há, contudo, dois episódios que despoletaram a questão. Ambos acontecerem no centro comercial, que não tem casa de banho para crianças – “e não gosto de usar a casa de banho para deficientes porque acho a sanita desadequada a uma criança”.

Jorge estava com a sua filha na casa de banho quando foi surpreendido por um segurança do shopping: “começou por perguntar-me o que estava ali a fazer pois tinha recebido uma queixa acerca de um homem que estava na casa de banho das senhoras. Respondi-lhe ‘como parece óbvio, estou a acompanhar a minha filha à casa de banho’. Respondeu-me que, perante uma queixa, tinha que se inteira do assunto e acabou por ser solidário comigo”.
Na segunda vez, foi barrado com uma vassoura: “a minha filha disse-me que estava aflita e fomos a correr para a casa de banho das senhoras. Aí estava uma funcionária da limpeza, que quase me pôs a esfregona à frente, dizendo-me que na casa de banho dos homens também há sanitas pequenas. Eu respondi-lhe que para mim era mais lógico frequentar uma casa de banho das senhoras, uma vez que estas estão resguardadas ao contrário dos homens”.

Posto isto, em que é que ficamos? A sua opinião?

Foto destaque: Photo by Chirag Saini on Unsplash

Comentários

comentários