Na Pele Dela

“Eu tenho exemplos de amigas, cujas mães as desaconselham a pedir ao namorado para ir levar o lixo à rua. ‘Isso é uma tarefa tua’, dizem”,
Romeu Bastos, Brand Manager de uma marca de vinhos

“A sociedade incute que a mulher tem que cozinhar, a mulher tem que passar a ferro, a mulher tem que encerar o chão da casa. Na minha casa, sou eu que faço isso tudo”, Romeu Bastos

“Tenho uma filha e lutarei sempre por um amanhã mais justo com direitos e liberdades comuns”, Albano Jerónimo

Na Pele Dela é um projeto fotográfico que pretende contribuir para o debate sobre a igualdade de género. A partir de hoje, dia 12 setembro, no espaço Todos Playground, em Marvila, 16 figuras públicas masculinas ‘vestem’ a pele de uma ela, sem preconceitos.

 

Na Pele Dela carlao

Carlão a fazer crochet

 

Homens bem conhecidos do público como Albano Jerónimo, Carlão, Tomás Wallenstein (Capitão Fausto), Hélio Morais (Linda Martini) e Paulo Furtado (The Legendary Tigerman) vestiram-se de mulher e ousaram reverter os papéis, “em contextos ditos femininos – executando lides domésticas, fazendo a depilação e a manicure ou aplicando maquilhagem”, conforme explica o comunicado de imprensa.

Na Pele Dela Albano-Jerónimo

Albano Jerónimo a pintar os lábios – “Tenho uma filha e lutarei sempre por um amanhã mais justo com direitos e liberdades comuns”.

Na Pele Dela é uma ideia de Maria Lopes, produtora, programadora e DJ, apaixonada pelo mundo das artes, e de Mário César, profissional de publicidade, marketing e fotografia. “Começámos a desenvolver a ideia que acabou por se corporizar no conceito de Na Pele Dela há cerca de cinco meses. Trata-se de um projeto independente, paralelo às nossas atividades profissionais e no qual nos aventurámos a nível pessoal”, adiantam.

É um projeto fotográfico que procura contestar o papel tradicional da mulher na sociedade:

“Acreditamos que não há comportamentos exclusivamente femininos e queremos desconstruir a dicotomia redutora e simplificada que continua a ser perpetuada na nossa sociedade em pleno século XXI. Na Pele Dela pretende ser uma ode à igualdade na individualidade”, sublinham.

Na Pele Dela estará em exposição no armazém Todos Playground (R. Pereira Henriques nº1, 1950-242 Lisboa) de 12 a 13 e de 19 a 22 de setembro.

 

O projeto é apoiado pela ILGA Portugal, pela Solid Dogma, que desenvolveu a identidade gráfica; pela Urban Decay, que forneceu a maquilhagem e uma equipa de maquilhadores para as sessões; pela Plateia, que prestará suporte logístico de iluminação e som na exposição; pela Gamut, que fará a impressão fine art e o acabamento das peças, com o patrocínio da Gatilho; e pela cerveja artesanal Trindade, que estará presente na inauguração com oferta de produto.

Comentários

comentários