José Mata

“Sou menino da mamã e não me importo nada”, José Mata

José Mata foi, juntamente com Diana Chaves, eleito pelo público como o mais elegante da XXIV Gala dos Globos de Ouro. É com ele que trocamos dois dedos de conversa hoje, no Blog Júlia.

Nazaré: podes partilhar-nos os maiores desafios na preparação para a tua personagem, o Duarte?
O Duarte é o meu primeiro protagonista, pelo que é dos meus maiores desafios profissionais até hoje. Foram muitas horas de estudo, muitas horas de gravações.. Quis perceber exatamente o que é estar na pele do Duarte para poder entendê-lo e representá-lo da melhor forma, por isso estudei-o muito bem. O Duarte é uma ótima pessoa, um apaixonado, que é tramado pela família, pelo amor… Acho que o mais difícil foi representar alguém que não se apercebe de que está a ser tramado. Até agora, quase todos os meus papéis foram mais aproximados do bad boy, daquele que engana.

O que mais te aproxima de Duarte e o que mais vos separa?

O Duarte é a personagem mais parecida comigo que já fiz até hoje, acho.
Ele é boa pessoa, benevolente, um homem de família e ambicioso, no entanto não é demasiado calmo, nem se deixa ficar. Tem uma sede de justiça e de busca da verdade incrível. Gosto de pensar que também sou justo, ou pelo menos que procuro ser.

Que boas surpresas te tem trazido a novela Nazaré? 

O carinho do público tem sido espetacular. Foi a novela portuguesa mais vista na sua estreia nos últimos anos, o que me deixa extremamente orgulhoso.
Todo o elenco e colegas de produção foram espetaculares e criei relações para a vida.

No entanto, tenho de destacar o Afonso e a Carolina, os melhores parceiros deste projeto! Os dois super boa onda, ótima energia e com um enorme talento! Aprendemos muito uns com os outros, houve muito espírito de ajuda.

Foste o grande vencedor do Globo de Ouro de Melhor Ator de Cinema, pela interpretação no filme ‘Amor Impossível’. O que significou este prémio para ti?
Estes prémios são sempre um enorme orgulho receber. Não vou esconder que foi uma grande felicidade. Vermos o nosso trabalho reconhecido e distinguido por um conjunto de notáveis da área, é sempre maravilhoso. Aliás, só o facto de ser nomeado para um prémio destes já é um sonho tornado realidade.
Para além de que adorei fazer este projeto e guardo no meu coração toda a equipa.

"Sou menino da mamã e não me importo nada", José Mata Jose-Mata-Globo-de-Ouro

José Mata foi o grande vencedor do Globo de Ouro de Melhor Ator de Cinema, pela interpretação no filme ‘Amor Impossível’, em 2016

Cinema ou Televisão. Qual é a paixão que vence?
Não consigo eleger uma. São duas grandes paixões na minha vida. O cinema dá-nos mais espaço para trabalhar o detalhe, temos mais tempo de preparação.
A própria produção é muito diferente da televisão. A história é contada não só pelas falas, mas também pelas expressões, os olhos, os gestos, os sons, tudo. Há um enorme trabalho de edição. Além de que é bem mais desafiante agarrar os espetadores num tão curto espaço de tempo.
Os projetos televisivos são aqueles que nos ligam mais ao público, que nos aproximam mais dos espetadores. Passamos muito mais tempo em gravações, ensaios, viagens, e criamos laços muito fortes com as equipas. Por norma, as cenas são gravadas mais rapidamente.
São linguagens bastante diferentes, mas eu adoro as duas. Fazem ambas parte da minha vida.

Até hoje, qual o elogio que recebeste que mais te marcou?
Os melhores elogios que posso receber são da minha família e dos meus amigos. Sentir que eles se orgulham de mim e de todo o meu percurso.

Na vida pessoal, já contaste que tens uma relação muito forte com a tua mãe: o que é ser menino da mamã? 😊
Sou e não me importo nada de o ser. Não por uma questão de ser mimado, porque não o sou mas gosto muito da relação que criei com a minha mãe. É uma mulher espetacular, e sempre me apoiou em todos os momentos da minha vida. É uma mãe e uma melhor amiga. Tenho muita sorte.

Foto Destaque: Pre @globosdeouro !
📸 @ph_sarapinheiro
@lagence_lisboa
@hackett_lisbonstore
@hackettlondon

Comentários

comentários