Mãe Júlia Pinheiro

Cuido da minha mãe desde os 15 anos

“MULHER – Guardiã da Saúde” foi o tema do evento organizado hoje, pelo FORUM SAÚDE XXI, na sede da Polícia Judiciária, em Lisboa, e para o qual fui convidada, como Keynote Speaker, para introduzir o tema.

De facto, desde os mais remotos tempos que a mulher desempenha esta missão de saúde no agregado. É ela que está mais atenta aos primeiros sinais de enfermidade nos elementos da família. Tradicionalmente, cuida dos seus bebés, dos adolescentes e dos seus pais, numa fase mais avançada.

Recorde-se dos tempos em que, defendia-se, a filha não deveria casar pois alguém teria que tomar conta da velhice dos pais.

Tradicionalmente, a mulher fá-lo de uma forma muito empenhada, assumindo um papel fundamental na promoção da saúde da família. É um trabalho não remunerado, nem sempre reconhecido, complicado de conciliar com as aspirações profissionais e muito desgastante a vários níveis.

Quando chega a altura de sermos cuidadores dos nossos pais, a tarefa é uma missão coragem. E fica mais difícil em caso de filhos únicos.

A este evento trouxe a minha experiência de cuidadora que começa aos 15 anos. Desde os meus 15 anos que cuido da minha mãe, que sempre teve uma saúde frágil a nível cardíaco, resultando no AVC que sofreu recentemente.

A este evento trouxe esta nova relação mãe-filha. O meu marido é um genro exemplar e acompanha-me sempre. Mas mãe é mãe. E filha é… filha.

Comentários

comentários