Presentes de Natal

As minhas compras de Natal – a quebra do ritual

Quando insistimos muito nos mesmos assuntos, parece que se tornam banais. O consumo excessivo sofre deste síndrome: o cliché. Estamos conscientes de que encher a casa de supérfluos é frívolo.

Estamos conscientes dos sinais de crise económica que nos chegam, sabemos que sustentável é o futuro (e o presente) de consumo e que o desperdício é dissonante num planeta, ainda longe de erradicar a pobreza. Mas todos temos que começar por algum lado. É o que a sempre zangada Greta nos inspira. (E tanto que temos a aprender com as gerações mais jovens!).

Este ano, decidimos então quebrar o ritual da troca de presentes entre adultos e substituir os conteúdos dos embrulhos por brincadeiras e ideias lúdicas, divertidas. Vale tudo. De uma chave de fendas a uma esfregona. E, digo-vos, esta ideia não combate apenas o consumo desenfreado. Também nos tira um “peso” de cima que em nada é sinónimo de Natal. Filas, trânsito, faturas, papel de embrulho, pegada de carbono… e tempo. Poupamos em tudo. Sobretudo em tempo, que é tão escasso para estarmos juntos.

Comentários

comentários