Presépios de Natal

Presépios encantadores

São encantadores os presépios que, nesta altura do ano, descobrimos em várias localidades de norte a sul do país.

 

Dos Reis Magos à água que corre nos riachos, os presépios estão repletos de detalhes fascinantes, tantas vezes produzidos com muito tempo, dedicação, amor. Um pretexto para conhecer melhor vilas e tradições. Estes são apenas alguns exemplos de paragens obrigatórias. Lindíssimas.

 

O maior presépio do país

Presépios encantadores -files-images-img_5ddc0abada729

O maior presépio do país regressa a Vila Real de Santo António e atingiu a fasquia das 5500 figuras. Para dar vida a este presépio, que já caminha para a 17ª edição, foram necessários mais de 40 dias e 2500 horas de trabalho. Impressionantes são também as quantidades de materiais utilizados na sua construção, que incorpora mais de 20 toneladas de areia, 4 toneladas de pó de pedra, 3000 quilos de cortiça e centenas de adereços. O Presépio Gigante ocupa 230 metros quadrados e aguarda 35 mil visitantes.

Óbidos Vila Natal

Presépios encantadores slide1-1024x492

 

Uma viagem ‘da Terra até à Lua’ é a proposta da edição 2019 do Óbidos ‘Vila Natal’. A organização espera 140 mil visitantes e destaca as novidades: espetáculos divertidos, viagens no vaivém espacial ou corridas nos bumper cars que vão estar instalados na pista de gelo sintético. O recinto conta ainda com um parque de neve artificial, um labirinto feito com materiais recolhidos nas praias e um circuito de arborismo com passadiços à altura das árvores. Até 5 Janeiro.

Penela Presépio

Presépios encantadores galhome01

Até 5 de Janeiro, o PENELA PRESÉPIO vai ser a “Estrela” que nos guia até um mundo mágico com muitos momentos de animação, cor, música, espetáculos, alegria, sabores e descobertas do nosso património histórico, natural e imaterial. Mais de 370 figuras compõem o maior presépio animado, instalado junto ao castelo medieval de Penela, que ganha vida com o recurso a tecnologia e a impressões 3D, contando “histórias” do tempo que antecedeu o nascimento de Jesus. A cada ano, o presépio é diferente e demora cerca de dois meses a executar.

Alenquer vila presépio

Presépios encantadores 79315934_2897057873652249_3256815456505298944_n.jpg?_nc_cat=104&_nc_eui2=AeF7_VyFL8DvnYgBWfKexodpFCWkzDoxHhSFo8yFmHkxEJMb3SC5EM0MoAnstYwX8M0gq7ak2Ce5TRdkerkroCsTkA8W1Q2Dt4ZqvHQrFdoabA&_nc_ohc=mOwkfnw8C9YAQlo0MG_YvafLjY86jVOmwKl4D-HCQBI--hOKViaksrL2w&_nc_ht=scontent.flis5-1

 

Desde 1968 (na sequência das cheias que provocaram quase 50 mortos no concelho),  que é montado este presépio gigante na encosta de Alenquer, iluminando-a e atraindo dezenas de milhar de visitantes. Mas há mais: no Parque Temático do Natal de Alenquer, há pela primeira vez uma tenda de circo, teatro e carrosséis, além das atividades habituais: pista e rampa de gelo, Quinta do Pai Natal com jogos tradicionais, exposição de presépios, mercado de Natal, insufláveis e pinturas faciais, jogos, Fábrica e Casa do Pai Natal.

Presépio de Sal 

Presépios encantadores presepiosal_11

A iniciativa é da Junta de Freguesia de Castro Marim, que organiza, há dez anos, a Casa do Natal, composta por um presépio gigante. Há dois anos, o sal foi introduzido como matéria-prima e a afluência de visitantes tem superado as expetativas. Acolhido pela segunda vez na Casa do Sal, o Presépio de Sal vem reforçar a missão da infraestrutura, que é a de promover o grande motor económico de Castro Marim, o sal. São utilizadas mais de 7 toneladas do “melhor sal do mundo” para um espaço com cerca de 100m2, onde estão esculturalmente distribuídas as mais de 3800 peças que o compõem.

 

Presépio dentro de um vulcão

Presépios encantadores presepio_das_furnas_7_dezembro_2

O presépio dentro do Vulcão das Furnas é único e já é uma tradição na Ilha de São Miguel, Açores. O mais célebre Presépio de Natal da ilha conta com mais de 5 mil lâmpadas e cerca de 500 figuras.

Comentários

comentários