São encantadores os presépios que, nesta altura do ano, descobrimos em várias localidades de norte a sul do país.
Dos Reis Magos à água que corre nos riachos, os presépios estão repletos de detalhes fascinantes, tantas vezes produzidos com muito tempo, dedicação, amor. Um pretexto para conhecer melhor vilas e tradições. Estes são apenas alguns exemplos de paragens obrigatórias. Lindíssimas.
O maior presépio do país regressa a Vila Real de Santo António e atingiu a fasquia das 5500 figuras. Para dar vida a este presépio, que já caminha para a 17ª edição, foram necessários mais de 40 dias e 2500 horas de trabalho. Impressionantes são também as quantidades de materiais utilizados na sua construção, que incorpora mais de 20 toneladas de areia, 4 toneladas de pó de pedra, 3000 quilos de cortiça e centenas de adereços. O Presépio Gigante ocupa 230 metros quadrados e aguarda 35 mil visitantes.
Uma viagem ‘da Terra até à Lua’ é a proposta da edição 2019 do Óbidos ‘Vila Natal’. A organização espera 140 mil visitantes e destaca as novidades: espetáculos divertidos, viagens no vaivém espacial ou corridas nos bumper cars que vão estar instalados na pista de gelo sintético. O recinto conta ainda com um parque de neve artificial, um labirinto feito com materiais recolhidos nas praias e um circuito de arborismo com passadiços à altura das árvores. Até 5 Janeiro.
Até 5 de Janeiro, o PENELA PRESÉPIO vai ser a “Estrela” que nos guia até um mundo mágico com muitos momentos de animação, cor, música, espetáculos, alegria, sabores e descobertas do nosso património histórico, natural e imaterial. Mais de 370 figuras compõem o maior presépio animado, instalado junto ao castelo medieval de Penela, que ganha vida com o recurso a tecnologia e a impressões 3D, contando “histórias” do tempo que antecedeu o nascimento de Jesus. A cada ano, o presépio é diferente e demora cerca de dois meses a executar.
Alenquer vila presépio
Desde 1968 (na sequência das cheias que provocaram quase 50 mortos no concelho), que é montado este presépio gigante na encosta de Alenquer, iluminando-a e atraindo dezenas de milhar de visitantes. Mas há mais: no Parque Temático do Natal de Alenquer, há pela primeira vez uma tenda de circo, teatro e carrosséis, além das atividades habituais: pista e rampa de gelo, Quinta do Pai Natal com jogos tradicionais, exposição de presépios, mercado de Natal, insufláveis e pinturas faciais, jogos, Fábrica e Casa do Pai Natal.
A iniciativa é da Junta de Freguesia de Castro Marim, que organiza, há dez anos, a Casa do Natal, composta por um presépio gigante. Há dois anos, o sal foi introduzido como matéria-prima e a afluência de visitantes tem superado as expetativas. Acolhido pela segunda vez na Casa do Sal, o Presépio de Sal vem reforçar a missão da infraestrutura, que é a de promover o grande motor económico de Castro Marim, o sal. São utilizadas mais de 7 toneladas do “melhor sal do mundo” para um espaço com cerca de 100m2, onde estão esculturalmente distribuídas as mais de 3800 peças que o compõem.
O presépio dentro do Vulcão das Furnas é único e já é uma tradição na Ilha de São Miguel, Açores. O mais célebre Presépio de Natal da ilha conta com mais de 5 mil lâmpadas e cerca de 500 figuras.