Gelado de Bolo-Rei

Gelado de Bolo-Rei

Receita em Dia de Reis. Porque no Natal tem de haver bolo-rei. E se estiver duro, a apresentadora Filipa Gomes tem a solução para os restos: um gelado.

Esta é uma das 120 melhores receitas do programa televisivo Filipa Gomes Cozinha com Twist, emitido pelo canal 24 Kitchen. “Mesmo que vocês não sejam fãs, tenho a certeza de que alguém da família vai ficar triste se essa tradição não estiver em cima da mesa, não é? O que não é preciso é ser a receita clássica. Que tal um bolo-rei gelado? Experimentem. É fácil, dá para aproveitar restos, e tenho a certeza de que até quem não gosta vai lamber os dedos”, diz Filipa. Falamos de uma criadora de receitas que nasceu “entre vacas e couves”, como nos conta. Queria ser designer, mas formou-se em marketing e publicidade e trabalhou sete anos como copywiter . Até um dia o namorado lhe ter falado de um casting do 24Kitchen… O resto é conversa. Porque o essencial está resumido neste livro (imagem abaixo, da Casa das Letras), entre os doces e a felicidade de Filipa.

• 500 g de bolo-rei duro
• 1 lata de leite condensado
• 3 pacotes de natas gordas
• cháv. de avelãs torradas
• de cháv. de nozes

Para servir:
• Groselhas q.b.
• Nozes q.b.
• Avelãs q.b.

1. Cortar 500 g de bolo-rei, de preferência já seco, em fatias, roubando-lhe o máximo de frutas cristalizadas e reservar. Deixar 2 fatias de bolo de fora e migar as restantes para dentro do liquidificador. Acrescentar 1 lata de leite condensado e 1 pacote de natas e triturar tudo.
2. Numa taça à parte, colocar os outros 2 pacotes de natas, algumas gotas de sumo de limão e bater até virar chantilly.
3. Juntar as duas fatias de bolo reservadas, bem migadas, cháv. de avelãs torradas, sem pele, e cháv. de nozes, ambas picadas grosseiramente. Adicionar também as frutas cristalizadas e o creme do liquidificador.
4. Envolver cuidadosamente e deitar sobre uma forma com buraco ao centro e com capacidade para cerca de 2 l, forrada com película aderente.*
5. Levar ao congelador até solidificar.
6. Quando for altura de servir, desenformar, decorar com as frutas cristalizadas, groselhas, nozes, avelãs e azevinho para ficar ainda mais natalício.
*Dica: 1 folha não chega. Sobreponham 2 ou 3 para terem facilidade em desenformar.

 

 

Gelado de Bolo-Rei cozinha_com_twist-002

Comentários

comentários