Edifício estante em Utreque, Alemanha

“Os livros são mágicos”,  Jan Is De Man

Foto: http://janisdeman.com/boekenkast/

Jan Is De Man é um nome conhecido na Alemanha pelas suas criações e ilusões artísticas de rua. O seu feed de instagram é um bom portfólio. E destaca aquele que, para muitos, será dos seus melhores trabalhos de 2019. Uma fachada de um prédio que Jan, com a ajuda do pintor de graffiti Deef Feed, transformou numa maravilhosa estante de livros.

Parece que a ideia partiu de dois inquilinos deste prédio em Utreque, uma das cidades mais populosas dos Países Baixos. Inicialmente pensou-se em pintar um sorriso, partindo do impacto gerado no humor de quem vê um rosto sorridente. Mas depois de estudar melhor a forma do edifício, Jan chegou à conclusão de que o projeto seria afinal bem diferente. Esta incrível estante acaba por ser o reflexo de um gosto literário diversificado da comunidade envolvente.

Segundo publicava um artigo, os próprios artistas saíram para a rua, para perguntar aos habitantes que livros gostariam de ver naquelas prateleiras. O resultado é uma estante com livros de oito idiomas, que tem a capacidade de reunir pessoas. Como os livros tão bem sabem fazer.

“Percebemos que este projeto reuniu pessoas. Elas conhecem-se através dos livros. Independentemente das diferenças de cultura, independentemente das diferenças políticas. Independentemente de serem de extrema direita ou de extrema esquerda. Os livros são mágicos. Eles fazem cócegas no cérebro. E todos podemos ler o mesmo livro, mas sentir algo diferente.”
Jan Is De Man ao My Modern Met.

 

Comentários

comentários