Dubai - coronavirus

“As pessoas têm cumprido. Ontem foi preso um homem por ter ido à praia”, Marta Marques, portuguesa 42 anos, a viver no Dubai

25 março: 445, 854 casos de coronavírus em todo o mundo, 19, 786 mortes e 112, 037 paciente recuperados. 

No Dubai, a maior cidade e emirado dos sete Emirados Árabes Unidos, foram anunciadas as duas primeiras mortes por coronavírus há quatro dias. O emirado dá conta de cerca de 333 casos. Será mesmo o Dubai uma referência nesta matéria? A página da Expo 2020 continua online, com a indicação de que as autoridades estão a tomar as medidas para conter a propagação do vírus. 

Marta Marques, atualmente a viver no Dubai, conta-nos que a decisão de fechar as escolas já tem três semanas. E desde domingo, os seus três filhos estão em sistema de ensino à distância. “Já enviámos um email à escola a perguntar por apoios nesta fase de pandemia. Os expatriados apenas podem colocar os filhos em colégios privados, que aqui têm um custo muito acima da média europeia. Neste momento continuamos a pagar”, conta.

As praias também já estão encerradas, as ruas são vigiadas por drones da polícia que, em três línguas  (árabe, inglês e urdu), pedem às pessoas para não saírem de casa, a não ser em extrema necessidade.

“As pessoas têm levado a sério as recomendações. Há multas pesadas para quem não cumprir. Ontem foi preso um homem por ter ido à praia”, conta-nos Marta. E segundo uma notícia de hoje, na imprensa,  foram já presas 64 pessoas que, após contacto com infetados, saíram de casa.

A partir de hoje entram em vigor novas regras. Apenas os supermercados e farmácias ficam abertos (os bancos também, até novas medidas do Banco Central dos EAU) e todos os voos são cancelados, no que respeita a entradas e saídas do país. “Se tiver mesmo que deslocar-se”, avisa uma nota oficial, “terá que ser de carro e apenas são permitidas três pessoas por veículo”.

Portugal está cada vez mais longe do Dubai. E as preocupações de Marta com os pais aumentam: “os meus pais têm um negócio e vendem materiais para a construção civil. Uma vez que a construção civil não parou a atividade no país, os meus pais e o meu irmão continuam a atender situações mais urgentes. A minha mãe tem 69 anos… Eu estou aqui, longe, sem poder ajudar”.

"As pessoas têm cumprido. Ontem foi preso um homem por ter ido à praia", Marta Marques, portuguesa 42 anos, a viver no Dubai Marta-Marques

Marta Marques, numa foto antiga, no Dubai

 

 

Comentários

comentários